FMI: Europa enfrenta recessão profunda

Segundo o órgão, mercados avançados e emergentes do continente devem registrar mais perdas este ano; recuperação está prevista para 2010.

Um estudo do Fundo Monetário Internacional sugere que a recuperação da crise econômica na Europa só deve começar em meados de 2010.

Segundo o Panorama Econômico Regional, publicado nesta terça-feira, o continente está enfrentando uma recessão profunda.

Perdas

E neste ano, as economias do continente deverão sofrer ainda mais perdas.

Nas avançadas, a queda pode ser de 4% este ano, já nos mercados emergentes, as economias devem encolher quase 1% a mais.

No último trimestre de 2008, 16 países da chamada zona do euro viram suas exportações serem reduzidas em cerca de 26% por causa da recessão.

A avaliação revela que os bancos centrais europeus estão providenciando apoio de liquidez e facilitação na política monetária.

Instituições Financeiras

Os governos comprometeram recursos para garantir, recapitalizar e resolver a situação de instituições financeiras.

De acordo com o especialista em comércio internacional, Marcos Troyjo, os mercados nos países desenvolvidos já começaram a mostrar sinais de recuperação.

Segundo Troyjo, é hora de os países em desenvolvimento se posicionarem para manter seus níveis de exportação e até mesmo aumentar o volume do comério com os países ricos.

“No momento em que este ciclo comece a virar e as economias europeias e americanas voltem a crescer, aqueles países que tiverem acesso privilegiado a estes países compradores, eles vão acabar criando uma conexão com o ritmo positivo de crescimento destas economias”, afirmou.

Gerenciamento

De acordo com o estudo do FMI, as novas medidas de gerenciamento da crise financeira devem ser coordenadas antes de entrarem em prática.

Segundo o órgão, o teste ajuda a resgatar a confiança do mercado global.

*Com informação da Rádio ONU.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.