Escândalo na política Britânica

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O escândalo do abuso no pedido de reembolso de gastos feito pelos parlamentares britânicos tem mobilizado a opinião pública e acabou causando a renúncia do secretário de Justiça, Shahid Malik.

Detalhes das prestações de contas de deputados dos maiores partidos políticos do país divulgados pelo jornal Daily Telegraph mostraram que os parlamentares pediram, e receberam, reembolso de gastos considerados absurdos, como a limpeza do fosso de uma casa de campo, despesas de jardinagem, compra de estrume para abubo, limpeza da piscina entre outros.

O escândalo abalou seriamente a credibilidade da classe politica e levou o primeiro-ministro Gordon Brown e o líder da oposição, David Cameron, a pedir desculpas em público pela conduta abusiva dos parlamentares.

Mas há quem defenda que estes reembolsos seriam justificados como uma complementação do salário dos deputados, em torno de R$180 mil por ano.

Há quem diga também que o escãndalo tem sido aumentado pela imprensa e que o assunto não deveria merecer tanta atenção e crítica.

*Com informação da BBC Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111027 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]