Empresas de tecnologia criam produtos para proteger jornais da pirataria online

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Duas empresas de tecnologia dos Estados Unidos estão desenvolvendo ferramentas para que editores de jornais possam evitar que blogs e pequenos sites da internet roubem o seu conteúdo, informa Evan Hessel, da revistaForbes.

Os executivos de grandes jornais se queixam que a cópia ilegal de conteúdos afeta os ganhos com publicidade. A Associated Press anunciou recentemente um plano para proteger conteúdos e o desenvolvimento de um sistema para rastrear a distribuição de informações online.

Umas das empresas citadas por Hessel é a Scribd, responsável por um produto que permitirá a publicação de documentos em um dispositivo (ou widget) seguro. Desta forma, quem distribuir a informação, como os blogueiros, só pode publicar o documento em seu site através do widget, sem poder extrair o texto. A Scribd também pode usar o widget para rastrear quais sites estão reutilizando o conteúdo em questão.

Vários diários e jornalistas freelancers também estão recorrendo ao Scribd como uma plataforma de publicação rentável, explica Mallory Jean Tenore, do Poynter. Na semana passada, diz Tenore, o site começou a pertimir que os escritores cobrem por seus conteúdos e retenham 80 por cento do valor.

A outra companhia é a Attributor, uma plataforma de seguimento de conteúdos. Hessel conta que a Attributor quer que os editores submitam suas informações aos servidores de dados da empresa para depois buscar continuamente na internet por cadeias de palavras que coincidam com as dos textos. O processo visa encontrar sites qu

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120623 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.