
Duas empresas de tecnologia dos Estados Unidos estão desenvolvendo ferramentas para que editores de jornais possam evitar que blogs e pequenos sites da internet roubem o seu conteúdo, informa Evan Hessel, da revistaForbes.
Os executivos de grandes jornais se queixam que a cópia ilegal de conteúdos afeta os ganhos com publicidade. A Associated Press anunciou recentemente um plano para proteger conteúdos e o desenvolvimento de um sistema para rastrear a distribuição de informações online.
Umas das empresas citadas por Hessel é a Scribd, responsável por um produto que permitirá a publicação de documentos em um dispositivo (ou widget) seguro. Desta forma, quem distribuir a informação, como os blogueiros, só pode publicar o documento em seu site através do widget, sem poder extrair o texto. A Scribd também pode usar o widget para rastrear quais sites estão reutilizando o conteúdo em questão.
Vários diários e jornalistas freelancers também estão recorrendo ao Scribd como uma plataforma de publicação rentável, explica Mallory Jean Tenore, do Poynter. Na semana passada, diz Tenore, o site começou a pertimir que os escritores cobrem por seus conteúdos e retenham 80 por cento do valor.
A outra companhia é a Attributor, uma plataforma de seguimento de conteúdos. Hessel conta que a Attributor quer que os editores submitam suas informações aos servidores de dados da empresa para depois buscar continuamente na internet por cadeias de palavras que coincidam com as dos textos. O processo visa encontrar sites qu