Empresas de publicidade com contratos de 2004 ganham aditivo e PMFS destina R$ 430 mil para sinalização

Agência Cidade Propaganda e Marketing tem contrato renovado com a Prefeitura de Feira de Santana.
Agência Cidade Propaganda e Marketing tem contrato renovado com a Prefeitura de Feira de Santana.

Um fato curioso, se não estranho a administração pública, tem como protagonista a SECOM (Secretaria de Comunicação de Feira de Santana), cujo secretário, Edson Borges, autorizou o aditamento pelo terceiro ano consecutivo dos contratos de publicidade realizados entre o município e as agências de publicidade. É importante notar que a licitação que gerou o contrato inicial é do ano de 2004, valido até 2006. No entanto, através de aditamentos as empresas mantém os contratos até 2009.

As beneficiadas foram a Ativa Propaganda Ltda., que tem como sub-rogadas as empresas: Cidade Propaganda (pertencente a Moacir Mansur) e Mercado de Propaganda e Marketing Ltda. (dirigida por Xiko Melo). A operação foi realizada através do aditivo Nº 5 05 007/2009 ao contrato 017/2004. Outra empresa beneficiada foi a AC Propaganda Ltda. (Artecapital, dirigida por André Mascarenhas), com o aditivo 5 05 006/2009 ao contrato 017/2004.

Recentemente uma fonte me ligou e comentou, “Edson Borges, secretário de comunicação do município, foi um dos personagens contratados para protagonizar a campanha de lançamento do SIT (Sistema Integrado de Transporte). Na época, ele fazia o papel de jornalista/apresentador da campanha publicitária. Quem desenvolveu o spot para tevê e rádio foi a Ativa Propaganda, com o comando do publicitário Moacir Mansur”.

R$ 430 mil para sinalização

A prefeitura de Feira de Santana contratou a empresa Betha Sinalização e Construções Ltda., através licitação 0001/2009 homologada em 17 de fevereiro, com o objetivo realizar os serviços de sinalização, com fornecimento de material e deve ser efetuado em diversas artérias do município. O que chama a atenção é o valor destinado a esta operação, R$ 432.320,00. Certamente o município terá, ao final de 2009, uma sinalização de excelente qualidade. Em 2010 iremos publicar reportagem verificando se foram ou não realizados os investimentos contratados.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9395 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).