Economias avançadas terão recessão em 2009 e haverá recuperação no próximo ano, diz Mantega

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Guido Mantega.
Guido Mantega.
Guido Mantega.
Guido Mantega.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (28/05/2009) que estão equivocados aqueles que dizem que o país teve recessão no ano passado. Segundo ele, houve, sim uma forte desaceleração no quarto trimestre de 2008 e “fraco desempenho no primeiro trimestre deste ano”.

Segundo Mantega, 2009 será um ano de recessão forte, principalmente nas economias avançadas, mas no final do ano haverá algumas mudanças em alguns países. “A boa notícia é que haverá recuperação em 2010 nos países avançados, embora modesta. A recuperação é mais rápida nos países emergentes e mais lenta nos avançados”.

Mantega lembrou que desde março a economia brasileira “mostra sinais de recuperação”. Segundo ele, a crise tende ma ser mais curta no Brasil. “A pequena melhora externa já implica retomada do fluxo de capitais e captações externas [neste mês o Brasil voltou a lançar títulos no exterior ]”, disse.

O ministro afirmou que o risco país (que mede o grau de confiança do investidor estrangeiro na economia) voltou a cair, melhorando a situação do Brasil dentre os demais emergentes.

Ele apresentou pesquisa que mostra o Brasil como o segundo país de maior interesse dos investidores, entre os emergentes (Bric – Brasil, Índia, China e Rússia), depois da China.

A recuperação da produção de veículos é outro fator que, segundo Mantega mostra a atual situação da economia nacional. “O país já produz mais veículos do que no mesmo período do ano passado” Segundo o ministro, o fato de o Brasil depender mais do mercado interno do que do externo, permite ao país sentir menos a queda do nível da atividade externa do que as nações dependentes de exportações. Mantega lembrou que o país tem mercado interno forte, que depende da massa salarial, da renda e do poder de compra, que tem melhorado.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]