Economia mundial deve encolher ainda mais em 2009

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Revisão das Projeções sobre a Situação Econômica Mundial sugere que redução será de 2,6%; países em desenvolvimento serão os mais afetados pela crise.

A economia mundial deve encolher 2,6% em 2009, segundo o relatório “Projeções sobre a Situação Econômica Mundial”, publicado pela ONU, nesta quarta-feira, em Nova York.

A revisão para baixo da expectativa de crescimento ocorre após uma expansão de 2,1% no ano passado e de quase o dobro deste número entre 2004-2007.

Segunda Guerra

De acordo com o relatório da ONU, a situação atual é resultado da crise financeira mais severa desde a Segunda Guerra Mundial.

A crise também vai atingir trabalhadores migrantes.

Pelo documento, os países em desenvolvimento, especialmente na África, na Ásia e na América Latina, serão os mais afetados.

A previsão para o continente africano é de uma desaceleração de 0,9%. Um número semelhante às perdas que podem ser registradas na América Latina e no Caribe (1%).

Retração

O economista da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, Renato Baumann, disse à Rádio ONU, de Brasília, que as exportações latino-americanas sofrerão uma retração.

“Seja do lado das exportações, remessas ou investimentos, a previsão é de que haverá retração forte no suprimento de divisas. O que consolida a percepção de que na América Latina existem realidades distintas em economias ao norte e ao sul do Canal do Panamá”, afirmou.

Ainda em 2009, o comércio mundial registrará uma queda de mais de 11%, a maior desde 1930.

China

O cenário mais pessimista ocorre na Ásia em desenvolvimento, onde o volume de exportação pode cair pela metade.

Pela primeira vez em décadas, a China registrou uma queda de 23% no volume de suas exportações, se comparado ao desempenho do ano passado.

Para os economistas que compilaram o relatório, caso as medidas fiscais implementadas por governos deem certo, o mundo poderá obter uma leve recuperação no próximo ano.

*Com informação da Rádio ONU.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]