Doação de órgãos é debatida em ciclo de palestras na FTC Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A importância da doação e todas as implicações do processo de transplante de órgãos. Estes foram os principais aspectos debatidos por profissionais de saúde, professores e estudantes de Enfermagem reunidos no I Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos. O evento, realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2009, no campus da FTC Feira, teve a participação de 242 inscritos, além dos palestrantes convidados. A promoção foi dos alunos do 7° semestre vespertino, com apoio do Colegiado de Enfermagem.

Durante dois dias, entre 18 e 22 horas, os estudantes da FTC e de outras instituições de ensino superior que mantêm cursos de Enfermagem participaram das discussões. A programação foi aberta pelo professor Heraldo Morais, diretor geral da unidade de ensino, e a assessora pedagógica, Carla Monalisa Souza Dias. Os debates foram conduzidos pela aluna Luciana Brito, responsável também pela apresentação dos profissionais convidados para proferir palestras.

Um dos pontos altos do I Ciclo de Palestras foi a participação da enfermeira Fernanda Claudia Silva Santos, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que falou sobre a estrutura e o funcionamento do órgão no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

As enfermeiras Gerusa Ché Vieira Sena e Sônia Maria Carmo Santos, também integrantes da comissão, abordaram os temas Assistência de Enfermagem ao paciente em morte encefálica e Cuidados e preparo do paciente para o transplante, respectivamente. Coube à psicóloga Paula Rúbia, membro da CHIDOTT e professora da FTC Feira de Santana, falar sobre Assistência psicológica aos familiares de paciente em morte encefálica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.