Circulação do impresso cresce apesar da crise, diz Associação Mundial dos Jornais

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

“O fato é que, como uma indústria global, nossa audiência impressa continua crescendo”, afirmou Gavin O’Reilly, presidente da Associação Mundial dos Jornais (WAN, por suas siglas em inglês), durante a abertura da conferência do grupo “A Força do Impresso”, que acontece em Barcelona, Espanha, nos dias 27 e 28 de maio de 2009. O’Reilly se referia aos últimos dados de sua organização, que mostram que a circulação global de jornais cresceu 1,3 por cento em 2008, para quase 540 milhões de vendas diárias, tendo crescido 8,8 por cento ao longo de cinco anos.

Segundo O’Reilly, a crise financeira teve um grave impacto sobre as receitas dos jornais, mas a desaceleração não está sendo pior para os jornais do que para outras indústrias. Ele concorda que, em algumas regiões, como na América do Norte, a circulação dos jornais diminuiu, mas o jornal impresso continua sendo um meio de comunicação global importante, que alcança uma média global de mais de um terço da população mundial.

“Você poderia dizer que este crescimento está ocorrendo em mercados mundiais em desenvolvimento e mascara a tendência decrescente contínua dos mercados desenvolvidos. Até certo ponto, isto é verdade, mas não é toda a história, uma vez que as empresas jornalísticas nesses mercados [em desenvolvimento] têm abraçado as tecnologias digitais para melhorar ainda mais seu alcance de audiência”, disse O’Reilly. De acordo com os últimos dados da WAN, a circulação de jornais cresceu 1,8 por cento na América do Sul, e diminuiu 3,7 por cento na América do Norte.

Para O’Reilly, a discussão precisa ir além da afirmação de que o futuro das notícias é exclusivamente online. “Isto super-simplifica um problema um tanto complexo”, disse. “Por que algo tão sofisticado quanto o consumo dos meios de comunicação é sempre colocado no meio da briga entre a mídia online e a impressa? Por que deve ser sempre ‘ou’? É possível que o consumidor seja multi-tarefa e capaz de consumir uma grande variedade de meios de comunicação que não sejam necessariamente apenas online?”

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.