Brasil lança portal com arquivos da ditadura militar

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O presidente Lula inaugurou oficialmente o Memórias Reveladas, um website onde, pela primeira vez, são disponibilizados ao público os arquivos secretos do período da ditadura militar no Brasil, informa a Agência Brasil.

O arquivo virtual, que traz informações do período de 1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985, contém documentos, vídeos, fotos e uma banco de dadossobre o período, entre outros materiais. Já foram disponibilizados “documentos, que faziam parte dos arquivos dos extintos Serviço Nacional de Informação (SNI), Conselho de Segurança Nacional (CSN), Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e outros órgãos”, explica a Agência Brasil.

Segundo o diretor geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes Silva, qualquer pessoa que tiver documentos relacionados à ditadura pode colaborar com o portal através de doações ou permitindo que os documentos sejam reproduzidos, acrescenta a Agência. O doador poderá pedir anonimato.

Para ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o portal acaba com a “cultura do segredo de Estado”. De acordo com o Estadão, a iniciativa deve ser comemorada “não só pelo motivo óbvio – o de tornar públicos os arquivos secretos da ditadura que acaso ainda existam -, mas sim por assegurar um direito fundamental da cidadania, dando condições para o cidadão tomar conhecimento daquilo que lhe interessa saber, e que está sob guarda do Estado”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]