Após indagação de jornal rival, colunista do NYT devolve US$ 75 mil que recebeu por palestra

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

“A maioria dos repórteres adoraria ter um salário de 75 mil dólares por ano”,escreve James Rainey, que cobre temas relacionados à mídia para o Los Angeles Times. Por isso, Rainey ficou chocado ao ler no San Francisco Chronicle que Thomas Friedman, colunista de assuntos internacionais doNew York Times, havia embolsado 75 mil dólares por uma única palestra na semana passada, patrocinada por uma agência governamental que regula a poluição do ar na área da Baía de San Francisco.

Rainey afirma ter ligado para Friedman (que não atendeu) e para a porta-voz do New York Times Catherine Mathis com perguntas a respeito do pagamento. “Senti, pelo seu silêncio, que ela achava minhas perguntas meio bobas”, diz Rainey. Mas, mais tarde, a porta-voz telefonou para Rainey para dizer que Friedman devolveria os 75 mil, e que tudo havia sido um “mal-entendido”, acrescenta Rainey.

“Aqui vai uma sugestão: chegou a hora de jornalistas influentes como Friedman divulgarem suas gordas fontes de renda externas”, diz Rainey, que afirma não ter razões para duvidar da reputação de Friedman.

“Ainda assim, me parece justo que jornalistas–que passam grande parte do tempo pressionando autoridades públicas para que divulguem suas fontes de renda–passem a revelar seus possíveis conflitos de interesse”.

O manual de ética do New York Times requer que os jornalistas informem anualmente seus ganhos acima de 5 mil dólares em pagamentos de palestras, mas a porta-voz diz a Rainey que o jornal não divulga essas informações. Para Rainey, “a divulgação pública de grandes quantias em pagamentos externos, digamos de mil dólares ou mais, nos permitiria ter uma melhor idéia do que está guiando a imprensa”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]