
Após denúncias de sérias irregularidades em sua campanha eleitoral e governo, a governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius anunciou que processará a revista Veja por danos morais, informa a própria revista.
A reportagem da Veja da semana passada revela a existência de gravações, às quais teve acesso, e traz uma entrevista com a companheira de Marcelo Cavalcante, coordenador da campanha eleitoral da governadora, encontrado morto em fevereiro passado, que comprovariam o uso de caixa dois durante a campanha de Crusius em 2006 e o desvio de recursos eleitorais para aumento de patrimônio pessoal da governadora e seu marido. Crusius desconfia da autenticidade dos áudios e nega as irregularidades.
As denúncias da Veja juntam-se a inúmeras outras que vêm surgindo desde novembro de 2007, de acordo com o Estadão. Segundo o jornal local Diário de Canoas, o advogado da governadora afirmou que ela entrará com ação contra qualquer meio de comunicação que venha a “ferir [sua] honra”. “Mesmo que a revista faça a retratação, vamos propor a ação. E caso haja nova matéria na Veja com conteúdo semelhante, vamos incluí-la no processo”, disse. No último sábado, Veja publicou uma outra matéria com novas acusações contra Crusius.