Agência que regula aviação mundial se prepara para possível pandemia do A(H1N1)

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Icao faz plano de contigência para enfrentar nova gripe. Agência que regula aviação mundial se prepara para possível pandemia do A(H1N1); ação é coordenada com Organização Mundial da Saúde, OMS, que até o momento não impôs restrição a viagens.

A Organização Internacional de Aviação Civil, Icao, criou um plano de contingência para responder à possibilidade de uma pandemia da gripe A(H1N1).

Segundo a agência, que regula a aviação mundial, existe o risco de transmissão de doenças no uso do transporte aéreo, principalmente, numa sociedade cada vez mais globalizada.

Série de Diretrizes

“Para a Icao, o objetivo do plano é encontrar um equilíbrio entre minimizar os riscos à saúde e manter o mercado de viagens internacionais.

Desde 2003 com o surgimento da síndrome respiratória aguda grave, Sars, a agência internacional tem divulgado recomendações sobre como lidar com epidemias. Nos últimos anos, a Icao preparou uma série de diretrizes com relação à gripe aviária.

O plano de contingência foi compilado com a ajuda da Organização Mundial da Saúde, OMS, e outras agências internacionais.

Restrição

Até o momento, a OMS não impôs nenhuma restrição a viagens por causa da gripe A(H1N1). A doença já matou pelo menos 85 pessoas, a maioria no México.”
De acordo com agências de notícias, mais de 800 pessoas teriam sido contaminadas nas últimas 24 horas.

Ao todo, o vírus já causou mais de 11 mil infecções. A maior parte dos casos está ocorrendo nos Estados Unidos.
A nova gripe causa dores de cabeça e na garganta, febre alta e, em alguns casos, diarreia e vômitos.

Boletim de Eduardo Costa, da Rádio ONU em Nova York.

*Com informação da Rádio ONU.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108168 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]