Agência do governo dos EUA planeja seminários sobre o futuro do jornalismo

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, por suas siglas em inglês) — uma agência independente do governo responsável pela proteção do direito do consumidor e prevenção de práticas econômicas abusivas — está preocupada com o futuro das empresas jornalísticas e acaba de anunciar a série de seminários “Poderá a mídia sobreviver à Era da Internet?”, informa o portal da revista Broadcasting & Cable.

Com o projeto, a FTC pretende chegar a alternativas para auxiliar empresas de comunicação no contexto da crise econômica e do crescimento explosivo da internet. Uma das preocupações da agência é que emissoras de TV e rádio tenham destino parecido ao de vários jornais fechados no país, explica o site de notícias TheDeal.com.

Na pauta de discussões estariam questões como os novos modelos de negócios para organizações jornalísticas, o papel da publicidade online na saúde financeira das empresas e as notícias na internet no que diz respeito à proteção dos direitos autorais e ao acesso da população a conexões banda larga, acrescenta o Media Post.

“Muitos setores passaram pela transição para novos modelos empresariais em resposta à concorrência com a internet e os consumidores, na maioria das vezes, se beneficiaram desse processo. (…) Não importa se vamos obter as notícias pelo papel, TV, rádio, computadores ou aparelhos móveis, precisamos de uma indústria forte para a nossa democracia prosperar”, declarou o presidente da FTC, Jon Leibowitz.

O primeiro seminário acontece no dia 15 de setembro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111231 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]