Agência Brasil muda texto de ouvidor que questionava credibilidade de informações

Dezenas de entidades dos movimentos sociais, intelectuais, artistas, jornalistas, professores universitários e pesquisadores assinaram documento lançado em defesa da Empresa Brasil de Comunicação Pública (EBC) e da Comunicação Pública.
Dezenas de entidades dos movimentos sociais, intelectuais, artistas, jornalistas, professores universitários e pesquisadores assinaram documento lançado em defesa da Empresa Brasil de Comunicação Pública (EBC) e da Comunicação Pública.

A agência de notícias estatal Agência Brasil, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), publica toda sexta-feira na “coluna da ouvidoria” uma análise sobre as matérias veiculadas no seu site a partir de críticas e sugestões dos leitores. Mas na semana passada o ouvidor Paulo Machado não teve sua coluna divulgada como de costume. Além de ter sido publicado apenas no sábado (16/09/2009), o texto discutia sobre outro assunto e trazia críticas mais “amenas”, informa Thiago Faria para a Folha Online.

Na crítica original, entitulada “Credibilidade da agência pública de notícias”, à qual a equipe de jornalismo da empresa teve acesso, conta Faria, Paulo Machado falava sobre erros de informações no noticiário da agência apontados por leitores, colocando em dúvida a credibilidade da agência estatal. O texto trazia ainda a resposta da Agência Brasil, “que em alguns casos não reconhecia o erro”, acrescenta Faria.

No texto alterado que foi publicado no sábado, Machado pede desculpas aos leitores pelo atraso, que diz ter ocorrido por “motivos alheios” à sua vontade. A assessoria de imprensa da EBC afirmou à Folha que, apesar de a publicação ter sido adiada, não houve censura, e contou ainda que a decisão foi feita em conjunto pela ouvidoria e diretoria da agência.

Faria observa que a alteração da coluna e possível censura ao texto original contradizem um dos objetivos da ouvidoria, que é o de “assegurar ao cidadão o direito à crítica sobre o jornalismo e a comunicação da Radiobrás, sem impedimentos ou discriminações”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115012 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.