

Norma Santana, 50 anos, é uma das poucas profissionais do Brasil, especializadas em produzir roupas finas em couro (camisas, calças, blusões, paletós, cintos e acessórios). O diferencial do seu trabalho está no fato da peça ser produzida sobre encomenda, de acordo com as medidas e o design idealizado pelo cliente.
Com 30 anos no mercado, ela explica que de fevereiro até setembro é a época que mais se trabalha com roupas couro, “produzo artesanalmente de 20 a 30 peças por mês”. Com certo brilho no olhar, Norma, apanha um blusão e declara, “Para que a peça tenha um bom acabamento, é preciso ter um cuidado todo especial com a pelica, você não pode fazer e desmanchar, porque pode deformar a peça e perder o trabalho. Prefiro produzir sozinha o vestuário. Desta forma garanto um produto de excelente qualidade aos meus clientes”.
Ela declara que são poucos profissionais que trabalham com ateliês próprios, “na Bahia acredito que apenas umas cinco pessoas”. E diz que falta um maior incentivo por parte do governo, que deveria criar escolas para formação de artesão em couro. “Porque se der oportunidade de cursos, financiamentos e se facilitassem mais as coisas, seria melhor, daríamos emprego a outras pessoas. O que existe é dificuldade e muita burocracia”.
E finaliza dizendo que durante a tradicional Vaquejada de Serrinha, cerca de 70% das roupas de couro que são comercializadas, foram produzidas por ela. Norma revela que, “se eu colocar produtos, hoje no mercado, as pessoas não valorizam, porque é Feira, agora se eu pegar e colocar uma etiqueta do Rio Grande do Sul ou de São Paulo as pessoas já valorizam. Já aconteceu isso comigo, pessoas aqui do comércio de Feira de Santana e região, encomendam roupas em couro e colocam etiquetas próprias”.
Serviço
Norma Sueli Freitas Santana
Artesã especializada na confecção de roupas finas em couro
Rua Colatina, 304 – Bairro Queimadinha | Feira de Santana | Bahia