A arte de produzir roupas finas personalizadas em couro

Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.
Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.

Norma Sueli Freitas Santana e a arte de produzir roupas finas personalizadas em couro.

Norma Santana, 50 anos, é uma das poucas profissionais do Brasil, especializadas em produzir roupas finas em couro (camisas, calças, blusões, paletós, cintos e acessórios). O diferencial do seu trabalho está no fato da peça ser produzida sobre encomenda, de acordo com as medidas e o design idealizado pelo cliente.

Com 30 anos no mercado, ela explica que de fevereiro até setembro é a época que mais se trabalha com roupas couro, “produzo artesanalmente de 20 a 30 peças por mês”. Com certo brilho no olhar, Norma, apanha um blusão e declara, “Para que a peça tenha um bom acabamento, é preciso ter um cuidado todo especial com a pelica, você não pode fazer e desmanchar, porque pode deformar a peça e perder o trabalho. Prefiro produzir sozinha o vestuário. Desta forma garanto um produto de excelente qualidade aos meus clientes”.

Ela declara que são poucos profissionais que trabalham com ateliês próprios, “na Bahia acredito que apenas umas cinco pessoas”. E diz que falta um maior incentivo por parte do governo, que deveria criar escolas para formação de artesão em couro. “Porque se der oportunidade de cursos, financiamentos e se facilitassem mais as coisas, seria melhor, daríamos emprego a outras pessoas. O que existe é dificuldade e muita burocracia”.

E finaliza dizendo que durante a tradicional Vaquejada de Serrinha, cerca de 70% das roupas de couro que são comercializadas, foram produzidas por ela. Norma revela que, “se eu colocar produtos, hoje no mercado, as pessoas não valorizam, porque é Feira, agora se eu pegar e colocar uma etiqueta do Rio Grande do Sul ou de São Paulo as pessoas já valorizam. Já aconteceu isso comigo, pessoas aqui do comércio de Feira de Santana e região, encomendam roupas em couro e colocam etiquetas próprias”.

Serviço
Norma Sueli Freitas Santana
Artesã especializada na confecção de roupas finas em couro
Rua Colatina, 304 – Bairro Queimadinha | Feira de Santana | Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).