
A 9º edição dos jogos Indígenas Pataxó chegou ao fim, durante cinco dias consecutivos, a Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha, sediou esse grande evento. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (22/04/2009). Os jogos reuniram cerca de dois mil participantes.
Todas as equipes receberam um troféu característico da cultura indígena, símbolo do cocar que representa a resistência e a sabedoria do povo Pataxó. Cada atleta ganhou medalha (feita de coco com traços da pintura indígena) e certificado de premiação.
Sem caráter competitivo, o evento visa integrar os povos indígenas. “O que prevalece é a congregação e a troca de conhecimento cultural. O mais importante não é a competição, e sim a celebração, a união e a força do povo indígena”, ressaltou o locutor oficial dos jogos, Jaguatiri Pataxó.
Estiveram presentes índios das etnias Pataxó, Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá, divididos em dezesseis equipes: Paraná Porán, Caramuru, Pé do Monte, Boca da Mata, Meio da Mata, Impiriba, Barra Velha, Aldeia Velha, Escola Kijêtxawê, Aroeira, Jakira, Torcoté, Tapurumá, Turutarí, Nova Coroa e Birai.