Torneio Indígena em Porto Seguro chega ao fim

A 9º edição dos jogos Indígenas Pataxó chegou ao fim, durante cinco dias consecutivos, a Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha, sediou esse grande evento. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (22/04/2009). Os jogos reuniram cerca de dois mil participantes.

Todas as equipes receberam um troféu característico da cultura indígena, símbolo do cocar que representa a resistência e a sabedoria do povo Pataxó. Cada atleta ganhou medalha (feita de coco com traços da pintura indígena) e certificado de premiação.

Sem caráter competitivo, o evento visa integrar os povos indígenas. “O que prevalece é a congregação e a troca de conhecimento cultural. O mais importante não é a competição, e sim a celebração, a união e a força do povo indígena”, ressaltou o locutor oficial dos jogos, Jaguatiri Pataxó.

Estiveram presentes índios das etnias Pataxó, Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá, divididos em dezesseis equipes: Paraná Porán, Caramuru, Pé do Monte, Boca da Mata, Meio da Mata, Impiriba, Barra Velha, Aldeia Velha, Escola Kijêtxawê, Aroeira, Jakira, Torcoté, Tapurumá, Turutarí, Nova Coroa e Birai.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]