Em nota, SINJORBA protesta contra atitude de vereador e defende liberdade de imprensa

Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) presidenta do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) presidenta do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) presidenta do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) presidenta do Sinjorba.

Confira o teor da nota de protesto emitido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA):

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia – SINJORBA – vem a público manifestar seu repúdio às declarações do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches, e vereadores Téo Senna, Isnard Araújo, Aladilce Souza, Pedrinho Pepê e Vânia Galvão desqualificando o trabalho desenvolvido pelos jornalistas Patrícia França e Biaggio Talento, publicado pelo Jornal A Tarde na apuração do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Casa e o Ministério Público Estadual, referente às proposta de contratação de 41 (quarenta e um) assessores e a tentativa de auto-concessã o de aumento de benefícios – verba de alimentação e combustível.

O papel da imprensa e dos jornalistas é oferecer aos leitores informações sobre fatos e ações de interesse público. Aos jornalistas e aos veículos de comunicação competem informar à sociedade a maneira como as verbas públicas são administradas, como os (as) eleitos (as) pelo voto popular tratam os bens coletivos, bem como suas disponibilidades em prestar esclarecimentos sobre estes assuntos à comunidade.

O argumento de que as informações foram distorcidas e a classificação de que a publicação das reportagens integra uma atitude nazista são desmentidos pela prática adotada pelos profissionais e pelo veículo de comunicação, de garantir amplo espaço para que os entrevistados prestassem explicações sobre o assunto.

Num Estado Democrático de Direito a imprensa é livre para investigar, atuando com princípios jornalísticos e as noções mais elementares de decência e ética, inerentes a pratica do bom jornalismo de ouvir as partes, reunindo a maior quantidade possível de informações, cabendo aos representantes do povo a obrigação moral de prestar esclarecimentos à sociedade sobre os fatos e informações sobre suas ações no exercício do mandato eletivo.

Salvador, 16 de abril de 2009

A Diretoria do Sinjorba

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108751 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]