Sérgio Carneiro: o PT é responsável pela implantação do maior programa social já registrado na história do Brasil

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Na edição desta matéria com o deputado federal Sérgio Carneiro (PT). Estamos dando por concluída a entrevista realizada recentemente. Nas duas matérias publicadas, anteriormente, abordamos temas em que o deputado versou sobre as questões políticas no âmbito municipal e estadual. Nesta, o foco se concentra no campo de atuação na órbita do governo federal.

Feira Hoje – Como o deputado analisa o atual desempenho do governo de Lula?

Sérgio Carneiro – O trabalho social que vem sendo realizado pelo governo de Lula é arrojado e indiscutivelmente o mais avançado na história do país. Só para se ter idéia de sua magnitude e importância podemos alguns destaques como a questão do assentamento agrário, programas de distribuição de renda através do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), programa Luz Para Todos, Bolsa Família, geração de oito milhões de empregos com carteira assinada, pela alfabetização do maior número de adultos, entre outras conquistas de relevância social. Após 500 anos passamos a ter um Projeto de Nação.

Feira Hoje – No Brasil, o cidadão paga uma excessiva carga tributária e a contra- prestação de serviço ofertada pelo poder público é de má qualidade. Qual a avaliação que o deputado faz desta situação?

Sérgio Carneiro – A questão não é tributária, o que se discute é a prestação de serviço disponibilizado ao cidadão, pelo governo. O grau de educação que temos no país é ideal, não. Mas temos que reconhecer que melhorou muito com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino fundamental e de valorização do Magistério (FUNDEF). A nossa luta é melhorar a saúde, educação, entre outros segmentos de ampla penetração social. É ter sempre uma porta de saída. O governo Lula avançou muito neste aspecto, mas há muito ainda por fazer.

Feira Hoje – Como o deputado se posiciona frente aos pedágios cobrados em algumas rodovias do país?

Sérgio Carneiro – Entendo que o Brasil precisa se valer do instrumento das Parcerias Públicas Privadas (PPP), para fazer frente às suas necessidades. A Lei obriga que nestes casos o cidadão possa dispor das vias alternativas. No caso da BR 324, elas existem. Também é importante observar que o pedágio é a única forma dessas rodovias serem requalificadas. Defendo a tese da necessidade de se triplicar a BR 324, para tanto é necessário que a sociedade procure se mobilizar neste sentido.

Feira Hoje – A tão propalada falta de recursos, alegadas pelas hostes governamentais, não ocorre em função da má administração, associada aos atos de corrupções praticados por governos anteriores e ainda com fortes resquícios no atual ?

Sérgio Carneiro – A sociedade esta amadurecendo e vários organismos já foram criados para combater a corrupção.

Feira Hoje – Sete anos de governo Lula. O ritmo das obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) está lento?

Sérgio Carneiro – As obras estão sendo realizadas: ampliação da rede de esgotamento sanitário em todo o país. Na Bahia, mais especificamente em Feira, podemos destacar ampliação das BRs 324 e 116 Sul, requalificação da BR 101, recuperação ambiental da Lagoa Grande, além de investimentos outros que deverão acontecer nestes dois últimos anos do governo Lula, em nosso município.

Feira Hoje – O deputado é candidato a reeleição em 2010?

Sérgio Carneiro – Sou um parlamentar que tem procurado se esforçar para dar sustentação a dois governos: Wagner e Lula. Nunca me envolvi em escândalos políticos ou de ordem financeira. Por tudo isso, fico muito à vontade para submeter meu nome, mais uma vez, para que seja referendado pelo povo, no próximo pleito.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112712 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]