Infância, meio ambiente e tecnologia são tema de novo livro da Embrapa Informação Tecnológica

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Confirmado para o dia (24/04/2009), às 15:00, o lançamento oficial da publicação A menina e o espantalho – a história de dois amigos em defesa do meio ambiente, editada pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE). O evento será durante a 9a. Bienal do Livro da Bahia, que acontece no Centro de Convenções, na capital do Estado, entre os dias 17 e 26 deste mês.

De autoria de Francisco Martins e Ismar Maciel, o livro conta uma história de determinação e atitude que acaba mudando a realidade de gente simples, que sobrevive da terra e luta para garantir o sustento da família, apesar da difícil convivência com o Semiárido. Um exemplo não só para crianças – mas, também para adultos –, destinado a fazer pensar e entender que é possível mudar, principalmente quando estão em risco animais e plantas, parte do grande complexo que interage em benefício da vida.

Em A menina e o espantalho – a história de dois amigos em defesa do meio ambiente –, publicação recém-lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) –, os autores fazem, por meio da sensibilidade infantil, uma espécie de alerta sobre a importância de proteger a natureza, a partir de atitudes individuais que –, apesar de parecerem pequenas –, significam o primeiro passo em direção à mudança de hábitos de toda uma coletividade. Babi, uma criança do interior, filha de agricultores, e Sapeca, seu único brinquedo, são os responsáveis por essa “revolução”, tendo como cenário o pequeno sítio Riacho Seco, na distante Serra do Carnutim, no Ceará.

Com uma linguagem rica em expressões regionais e referências à cultura nordestina, a história se desenvolve quando Babi fica sabendo que tudo o que ela aprendeu a amar corria o risco de desaparecer e que seu pai, seus irmãos e seus vizinhos contribuíam com a degradação, sempre que usavam o fogo para preparar a terra antes do cultivo ou matavam os pássaros que se alimentavam na plantação. Graças à tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa, às quais a menina teve acesso por meio do programa de rádio Prosa Rural, ela começa a orientar os adultos. Para acompanhar a trama, dezenas de ilustrações em aquarela, produzidas pelo artista plástico Sílvio Ferigato, resultado de um trabalho de pesquisa acompanhado pelos autores, cujo objetivo foi reproduzir com o máximo possível de fidelidade as ambientações regionais.

A obra, misto de narrativa, cordel e trechos do folclore regional, é composta por 71 páginas, acompanhadas de um caderno complementar (com atividades lúdico-educativas) e de um glossário. O livro pode ser usado na escola, para trabalhos em grupo, sob a orientação do professor, ou ainda na comunidade, onde os saberes são compartilhados, a partir de vivências comuns.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]