Edição 2009 do Festival de Teatro Brasileiro promove oficinas na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz do Festival de Teatro Brasileiro (FTB).
Cartaz do Festival de Teatro Brasileiro (FTB).
Cartaz do Festival de Teatro Brasileiro (FTB).
Cartaz do Festival de Teatro Brasileiro (FTB).

As inscrições para as quatro oficinas já estão abertas. Além das mais de 30 apresentações de espetáculos de teatro, a programação da oitava edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Pernambucana, etapa Bahia contempla também ações com caráter formativo com foco na produção cultural e público interessado. As inscrições para as oficinas: “Despertando Qualidades”, com Lívia Falcão; “Danças Populares: Cavalo marinho, Caboclinho e Ciranda”, com Pedro Salustiano; e “O Olhar Sobre a Cultura Popular nas Construções Artísticas Contemporâneas”, com a bailarina Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial podem ser feitas pelo site. A organização do evento avisa que as oficinas de Pedro Salustiano e Maria Paula Costa Rêgo são complementares, portanto, a sugestão é de que interessados se inscrevam nas duas atividades.

A oficina Despertando Qualidades, realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2009, das 09:00 às 13:00, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi, tem como ponto de partida alguns dos elementos de treinamento dos quais a atriz e diretora Lívia Falcão já fez parte. Mesclando aprendizagens que envolvem corpo e voz, Lívia trabalha as diferentes qualidades corporais que esses elementos suscitam, fazendo uso de improvisações. A oficina, que conta também com a assistência da atriz e arte-educadora Karla Martins, é dirigida para atores, não-atores e bailarinos a partir dos 14 anos de idade, e tem duração de cinco dias (quatro horas/dia).

A atriz conquistou reconhecimento nacional em papeis em novelas da TV Globo como “Eterna Magia” e “Belíssima”; e também na telona em filmes como “Lisbela e o Prisioneiro”, “A Máquina” e “O Homem que Desafiou o Diabo”. Dentro da programação de espetáculos do FTB, Lívia Falcão, participa com a peça “Caetana”, de Moncho Rodriguez e Weydson Barros Leal. No palco, Lívia divide a cena com a atriz Fabiana Pirro.

Inclusive, Fabiana Pirro também irá ministrar uma oficina. Ela será responsável pela A Máscara – Exercício para atores invisíveis, também entre os dias 27 e 30 de abril, das 9h às 13h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Sala 07 – Barris. A oficina tem como objetivo transmitir os caminhos que permitem ao ator encontrar essências para a interpretação de suas personagens, dando vida ao invisível.

Desde o ano de 2001, a atriz Fabiana Pirro desenvolve trabalhos e cria experiências na construção, utilização e interpretação do teatro com máscaras. A intenção é se aprofundar no teatro das tradições para que, a partir da sua compreensão, possa ser criada uma arte com linguagem teatral contemporânea. Com a assistência do bonequeiro Valter Nascimento, Fabiana divide a oficina em cinco temas: A Construção das máscaras; A Manipulação; A respiração com a máscara; A Interpretação da Personagem; e a Criação Livre. A carga horária é de quatro horas/dia, durante cinco dias.

Pedro Salustiano estará à frente da Oficina de Danças Populares: Cavalo marinho, Caboclinho e Ciranda, entre os dias 27 e 30 de abril, das 14h às 18h, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi. A oficina é destinada a adolescentes, artistas, bailarinos, coreógrafos e pessoas interessadas no assunto. As aulas serão essencialmente práticas, mas contemplarão um espaço pedagógico para a exposição e discussão dos conteúdos apresentados. O objetivo de Salustiano é incentivar a cultura popular e estudá-la através da dança, se aprofundando em suas origens, personagens e ritmos. Salustiano apresenta no FTB o espetáculo de dança de rua Samba no Canavial, que poderá ser visto em espaços abertos como as praças do Fórum, em Feira de Santana; de Abrantes, em Camaçari; Pedro Arcanjo, no Pelourinho; e São Braz, no Bairro Plataforma.

O Olhar Sobre a Cultura Popular nas Construções Artísticas Contemporâneas é a oficina ministrada pela bailarina Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial, entre os dias 4 e 7 de maio, das 14h às 18h, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi. A oficina tem como foco trabalhar o olhar dos participantes sobre as características dos folguedos tradicionais para a criação de releituras próprias, sem perder a tradição.

FTB

O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Pernambucana, etapa Bahia acontece entre os dias 1º e 16 de maio de 2009, mobilizando a agenda de vários espaços culturais como a Sala do Côro, no Teatro Castro Alves, o Teatro Vila Velha, o Teatro do SESC Pelourinho e o Teatro Espaço Xisto, da Bahia; além de espaços públicos da capital e cidades vizinhas.

O evento, que se propõe a realizar um intercâmbio interestadual a partir da seleção de diferentes segmentos da produção cênica de um estado para apresentação em outra unidade da Federação, conta com o patrocínio da Petrobras Distribuidora.

Para esta edição, durante o período de seleção, a organização do evento recebeu inscrições de 42 produções de Pernambuco. Desse total, a curadoria, formada pelos jornalistas e críticos de teatro Sérgio Maggio e Guilherme Filho, pré-selecionou nove espetáculos e incluiu mais dois como convidados do evento para se incorporarem a programação, entre eles “Caetana” e “Castanha sua cor”. Na programação, destaque ainda para a participação do Coletivo Angu de Teatro, com a peça “Angu de Sangue”, com direção de Marcondes Lima, baseada em texto homônimo do escritor Marcelino Freire, que acaba de ser mostrada dentro do Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo “Samba no Canavial” com Pedro Salustiano abrirá o circuito de rua com apresentações em Feira de Santana, no sábado (02.05); em Camaçari, no domingo (03.05); no Pelourinho, na segunda-feira (04.05); e no bairro Plataforma, na Praça São Braz, na terça-feira (05.05).

Como projeto maduro, o FTB já tem planejamento de outras edições até 2010. Ainda em 2009, FTB – Cena Baiana no Ceará e Maranhão; FTB – Cena Mineira na Bahia. E em 2010 FTB – Cena Baiana, etapas Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]