

As inscrições para as quatro oficinas já estão abertas. Além das mais de 30 apresentações de espetáculos de teatro, a programação da oitava edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Pernambucana, etapa Bahia contempla também ações com caráter formativo com foco na produção cultural e público interessado. As inscrições para as oficinas: “Despertando Qualidades”, com Lívia Falcão; “Danças Populares: Cavalo marinho, Caboclinho e Ciranda”, com Pedro Salustiano; e “O Olhar Sobre a Cultura Popular nas Construções Artísticas Contemporâneas”, com a bailarina Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial podem ser feitas pelo site. A organização do evento avisa que as oficinas de Pedro Salustiano e Maria Paula Costa Rêgo são complementares, portanto, a sugestão é de que interessados se inscrevam nas duas atividades.
A oficina Despertando Qualidades, realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2009, das 09:00 às 13:00, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi, tem como ponto de partida alguns dos elementos de treinamento dos quais a atriz e diretora Lívia Falcão já fez parte. Mesclando aprendizagens que envolvem corpo e voz, Lívia trabalha as diferentes qualidades corporais que esses elementos suscitam, fazendo uso de improvisações. A oficina, que conta também com a assistência da atriz e arte-educadora Karla Martins, é dirigida para atores, não-atores e bailarinos a partir dos 14 anos de idade, e tem duração de cinco dias (quatro horas/dia).
A atriz conquistou reconhecimento nacional em papeis em novelas da TV Globo como “Eterna Magia” e “Belíssima”; e também na telona em filmes como “Lisbela e o Prisioneiro”, “A Máquina” e “O Homem que Desafiou o Diabo”. Dentro da programação de espetáculos do FTB, Lívia Falcão, participa com a peça “Caetana”, de Moncho Rodriguez e Weydson Barros Leal. No palco, Lívia divide a cena com a atriz Fabiana Pirro.
Inclusive, Fabiana Pirro também irá ministrar uma oficina. Ela será responsável pela A Máscara – Exercício para atores invisíveis, também entre os dias 27 e 30 de abril, das 9h às 13h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Sala 07 – Barris. A oficina tem como objetivo transmitir os caminhos que permitem ao ator encontrar essências para a interpretação de suas personagens, dando vida ao invisível.
Desde o ano de 2001, a atriz Fabiana Pirro desenvolve trabalhos e cria experiências na construção, utilização e interpretação do teatro com máscaras. A intenção é se aprofundar no teatro das tradições para que, a partir da sua compreensão, possa ser criada uma arte com linguagem teatral contemporânea. Com a assistência do bonequeiro Valter Nascimento, Fabiana divide a oficina em cinco temas: A Construção das máscaras; A Manipulação; A respiração com a máscara; A Interpretação da Personagem; e a Criação Livre. A carga horária é de quatro horas/dia, durante cinco dias.
Pedro Salustiano estará à frente da Oficina de Danças Populares: Cavalo marinho, Caboclinho e Ciranda, entre os dias 27 e 30 de abril, das 14h às 18h, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi. A oficina é destinada a adolescentes, artistas, bailarinos, coreógrafos e pessoas interessadas no assunto. As aulas serão essencialmente práticas, mas contemplarão um espaço pedagógico para a exposição e discussão dos conteúdos apresentados. O objetivo de Salustiano é incentivar a cultura popular e estudá-la através da dança, se aprofundando em suas origens, personagens e ritmos. Salustiano apresenta no FTB o espetáculo de dança de rua Samba no Canavial, que poderá ser visto em espaços abertos como as praças do Fórum, em Feira de Santana; de Abrantes, em Camaçari; Pedro Arcanjo, no Pelourinho; e São Braz, no Bairro Plataforma.
O Olhar Sobre a Cultura Popular nas Construções Artísticas Contemporâneas é a oficina ministrada pela bailarina Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial, entre os dias 4 e 7 de maio, das 14h às 18h, no Espaço Xisto Bahia, Sala Emilia Biancardi. A oficina tem como foco trabalhar o olhar dos participantes sobre as características dos folguedos tradicionais para a criação de releituras próprias, sem perder a tradição.
FTB
O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Pernambucana, etapa Bahia acontece entre os dias 1º e 16 de maio de 2009, mobilizando a agenda de vários espaços culturais como a Sala do Côro, no Teatro Castro Alves, o Teatro Vila Velha, o Teatro do SESC Pelourinho e o Teatro Espaço Xisto, da Bahia; além de espaços públicos da capital e cidades vizinhas.
O evento, que se propõe a realizar um intercâmbio interestadual a partir da seleção de diferentes segmentos da produção cênica de um estado para apresentação em outra unidade da Federação, conta com o patrocínio da Petrobras Distribuidora.
Para esta edição, durante o período de seleção, a organização do evento recebeu inscrições de 42 produções de Pernambuco. Desse total, a curadoria, formada pelos jornalistas e críticos de teatro Sérgio Maggio e Guilherme Filho, pré-selecionou nove espetáculos e incluiu mais dois como convidados do evento para se incorporarem a programação, entre eles “Caetana” e “Castanha sua cor”. Na programação, destaque ainda para a participação do Coletivo Angu de Teatro, com a peça “Angu de Sangue”, com direção de Marcondes Lima, baseada em texto homônimo do escritor Marcelino Freire, que acaba de ser mostrada dentro do Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo “Samba no Canavial” com Pedro Salustiano abrirá o circuito de rua com apresentações em Feira de Santana, no sábado (02.05); em Camaçari, no domingo (03.05); no Pelourinho, na segunda-feira (04.05); e no bairro Plataforma, na Praça São Braz, na terça-feira (05.05).
Como projeto maduro, o FTB já tem planejamento de outras edições até 2010. Ainda em 2009, FTB – Cena Baiana no Ceará e Maranhão; FTB – Cena Mineira na Bahia. E em 2010 FTB – Cena Baiana, etapas Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro.