Deputado Fabinho diz que obras do PAC são morosas e não atendem às expectativas do brasileiro

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O deputado federal Fernando de Fabinho (DEM), no seu segundo mandato e com 18 anos atuando na vida pública. Durante entrevista realizada, recentemente, na residência de seus pais, ao Jornal Grande Bahia deixou claro não alimentar ilusões com o governo petista, por ser este um governo que muito promete e pouco realiza.

JGB – Deputado, qual a sua avaliação sobre as obras do PAC em Feira de Santana?

Deputado Fabinho – As obras do PAC deixam muito a desejar, muito se anunciou e pouco se realiza. O que estamos presenciando, na prática, é que a quantidade de investimento é infinitamente inferior ao que foi prometido. Além de contar com mais um agravante, a morosidade da Caixa Econômica na liberação de recursos para tocar o programa.

JGB – A carga tributária teve uma considerável aceleração no governo de Fernando Henrique, governo que contou com o seu apoio político. No governo de Lula, esta foi acrescida em dois pontos percentuais, o que corresponde a aproximadamente 38% do PIB. O que tem feito a oposição visando combater este tipo de abuso praticado contra o cidadão brasileiro?

Deputado Fabinho – Eu não diria que apoiei FHC, mas entendo ter sido ele, naquele momento, o candidato que nós tínhamos a esperança de colocar o trem nos trilhos. Mas o povo brasileiro entendeu de forma diferente. Todavia, acredito que a opção foi correta e o que estamos experimentando hoje é fruto das ações de governos anteriores, principalmente de Fernando Henrique. Que foi responsável pelas realizações de muitos reajustes na economia, o que não aconteceu, infelizmente, no setor ligado aos tributos. Acredito ser preciso que se promova a redução na carga tributária e dos juros. Nós do bloco de oposição ao atual governo somos contrários ao aumento de impostos como vêm se verificando no governo petista.

JGB – Na condição de deputado federal qual a avaliação o senhor faz dos elevados aumentos de salários concedidos aos funcionários na área federal, em que alguns chegam a receberem salários em torno de 24 mil reais por mês?

Deputado Fabinho – Não revertemos o processo por sermos minorias. O que significa dizer que não dispomos da forças necessárias para suplantar, em votos, a base do governo. O PT elegeu menor número de deputados, mas conseguiu montar uma sólida base de sustentação. O que imobilizou, na prática, qualquer iniciativa adotada pelos partidos que fazem oposição ao seu governo.

JGB – O PT acaba de anunciar pacto da construção civil para a construção de um milhão de casas. Na opinião de deputado, esta medida é factível ou não passa de um artifício adotado pelo governo de Lula visando alavancar a candidatura da ministra Dilma?

Deputado Fabinho – Avalio esta tomada de atitude do governo Lula, da mesma forma que na condição de presidente, durante o seu discurso de posse, disse que ia acabar com a fome do país; quando disse que iria criar mais de 10 milhões de empregos, etc. Após seis anos, não mais do que de repente, ele descobre que nós precisamos de habitações, faz projeto e em seguida apresenta à mídia nacional. Criando dessa forma a ilusão junto às camadas mais carentes da população que está desabrigada, que paga aluguel ou acalenta o sonho de ter a casa própria. Eu pergunto, onde é que serão construídas estas casas. Nunca é demais lembrar que os recursos liberados pela Caixa Econômica para construir conjuntos residenciais em parceria com as prefeituras de todo o Brasil, não ultrapassam os 10% dos recursos disponíveis para este setor. Afirmo que dentro dos 180 dias não haverá, no ritmo em que o projeto vem sendo desenvolvido, nenhuma casa construída.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105510 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]