Comissão de Defesa do Consumidor convoca Coelba para esclarecer apagão no Extremo Sul

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembléia, presidida pelo deputado Eliedson Ferreira (DEM), anunciou hoje que o colegiado vai convocar representante da Coelba para explicar as causas e os responsáveis pelos prejuízos causados pelo apagão que durou mais de 48 horas, atingindo 68.373 pessoas que moram nas cidades de Prado, Alcobaça e Caravelas no final de semana.

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) realizou um serviço de emergência na rede elétrica somente na segunda-feira, 06, a energia voltou pela manhã, mas, no início da noite, segundo moradores, o serviço faltou. Por causa das dificuldades no acesso ao local onde houve o problema, o fornecimento de energia voltou ao normal somente hoje, segundo informações da Coelba. A causa do apagão foi a queda de eucaliptos na rede elétrica que atravessa a Fazenda Oiteiro, pertencente a Paulo Barros Monte, fomentado da Aracruz Celulose, que teria usado clones de eucaliptos que tinham raízes pequenas, segundo avaliações preliminares de ambientalistas. Entre as 0h30 e 1h de sábado, uma chuva forte com ventos de cerca de 50 km/hora levou ao chão dezenas de eucaliptos, que caíram em cima de vários fios, partiu um cabo e danificou ao menos três postes.

A Coelba mandou de Itabuna, Vitória da Conquista Jequié e Teixeira de Freitas, ainda no sábado, uma equipe de técnicos e engenheiros para a fazenda onde houve o problema. Como a chuva persistiu e o local é de difícil acesso, as máquinas e caminhões tinham dificuldades para transportar os cabos e postes. Segundo a Coelba, foram enviados para Prado, epicentro do problema, cerca de 40 funcionários da empresa. A imprensa esteve no local e denunciou que não havia encontrado ninguém.

O apagão trouxe sérios prejuízos à comunidade local, segundo Eliedson Ferreira, sobretudo a comerciantes, empresas do setor de turismo e as residências que perderam alimentos que necessitavam ser armazenados em geladeiras. “Este tipo de acidente tem que ser previsto para que providências sejam adotadas de imediato. É importante que se respeite o consumidor que paga taxas altíssimas de energia. Vamos convidar a Coelba para apontar os responsáveis pelos prejuízos causados nos três municípios e as providências que estão sendo adotadas”, enfatizou Ferreira.

O deputado também encaminhou ofícios à Coelba e a Embasa referente ao pleito dos moradores do Loteamento Nova Canaã, onde mais de 500 famílias residente e não tem serviço regular de abastecimento de energia e água, apesar das contas chegarem regularmente todo mês. Além disso, houve um pedido para que seja feito uma indicação para que o Estado promova o saneamento da Lagoa da Paixão, além de anunciado o convite ao colegiado para participar do Curso Itinerante de Direito do Consumidor para a região Nordeste.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]