Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 24 de abril de 2009

Colbert e a dengue

O deputado Colbert Martins, do PMDB-BA, reconhece em seu discurso, na tarde de quarta-feira (22/04/2009),NA Câmara Federal, a luta do povo e do governo baiano contra a dengue. O parlamentar baiano lembra que o estado acumula números gigantescos de casos, cerca de 50.864, 266% a mais do que o mesmo período no ano passado, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O peemedebista destaca o empenho do Governo da Bahia, através de sua Secretaria de Saúde e dos municípios, contra a doença: “Neste momento (o estado) está enfrentando da forma tecnicamente mais adequada essa epidemia de dengue.”

Show internacional

Mais um sensacional espetáculo musical sacudiu Londres, tendo como atração o famoso Simply Red, que superlotou o 2 Arena, levando a nova geração ao delírio. No camarote vip da Adidas, estavam Gabriela e Tom Larangeira com Priscila e Marcio Bahiense Sena, que aplaudiram o show em apreço.

Médicos estafados

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) constata sobrecarga de trabalho de médicos, aponta riscos para o desenvolvimento da síndrome da estafa profissional e questiona a qualidade do serviço prestado para a comunidade. O estudo foi realizado por um grupo de pesquisa coordenado pelo professor doutor Carlito Nascimento, do Departamento de Saúde. Foram entrevistados 297 profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Salvador nos dois últimos anos. A síndrome da estafa profissional é uma doença psicológica relacionada ao trabalho que pode ou não envolver dimensões classificadas como exaustão profissional (cansaço), despersonalização (frieza na relação com o paciente e com os familiares) e ineficácia (sentimento de incompetência e auto-avaliação negativa).
Dos médicos que atuam nas UTIs, 79% têm idade menor que 40 anos e 38% têm idade até 30 anos; 59% dos médicos têm menos de 10 anos de graduação e 90% têm menos de 20 anos de graduação. Foi constato também que 66% dos médicos trabalham numa carga horária entre 60 a 90 horas semanais; a maioria trabalha 74,6 horas por semana, ou seja, praticamente o dia todo (manhã, tarde e noite).

Educador do Ano

O professor Josué Mello, diretor geral da Faculdade 2 de Julho, vai receber o título de Educador do Ano de 2008, conferido pela Academia Baiana de Educação, em solenidade especial no dia 29 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Auditório Baker da Faculdade 2 de Julho. A indicação foi acatada por unanimidade pelos membros da Academia, que reconheceram todo o trabalho de excelência que vem sendo feito pelo professor Josué Mello em seus mais de 40 anos dedicados à educação e a ações de cidadania baseadas no respeito aos direitos humanos. Sergipano de Lagarto, o professor Josué Mello chegou em Salvador em 1953, para estudar como bolsista no ainda americano Colégio 2 de Julho, onde foi um dos responsáveis pela sua nacionalização e também o primeiro presidente da Fundação 2 de Julho. Foi reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) de 1991 a 1995, dirigiu a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC) em Feira de Santana de 2000 a 2004 e desde então é o diretor geral da Faculdade 2 de Julho. No ano passado, no Equador, Josué Mello foi agraciado com os títulos de Mestre em Gestão Educativa e de Doutor Honoris Causa de Iberoamérica. Recentemente, em 2 de março, a Câmara Municipal da Cidade do Salvador outorgou ao professor Josué Mello o título de Cidadão de Salvador.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]