Casa do Sertão expõe criações do percussionista Zé das Congas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O artista feirense José Pereira dos Santos realiza, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a mostra “Zé das Congas: Arte e Percussão”, composta de 30 instrumentos musicais produzidos a partir do aproveitamento de materiais de diversas origens. As criações têm sido apresentadas em exposições, reportagens de jornal e TV, além de comercializadas em feiras livres e para países como Argentina, França e Portugal.

Promoção conjunta do Museu Casa do Sertão e do Centro de Estudos Feirenses, a exposição é mais uma iniciativa da Uefs para divulgação e valorização de trabalhos de artistas do semi-árido baiano.

Zé das Congas, caçula de uma família de oito irmãos, desde os seis anos trabalhou numa marcenaria, onde, curiosamente, surgiu o interesse pela música. “Aquelas batidas despertavam minha atenção; comecei então a perceber os sons”, contou. O apelido “Congas” é resultado da intimidade com esse tipo de instrumento, espécie de tambor, semelhante ao “atabaque”.

Com o passar do tempo, Zé das Congas ficou impossibilitado de continuar o trabalho na marcenaria, devido a problemas de saúde. Dedicou-se, então, à música e à inovação, fabricando os próprios instrumentos de percussão. Em apresentações, passou a utilizar materiais inusitados como o chocalho da filha recém-nascida, garrafas de vidro e uma vasilha vazia de iogurte, na qual colocou alguns grãos de arroz, para extrair sons diversos.

Dentre os instrumentos inventados por ele está o “berimbau do futuro” ou “berimbaça”, feito com duas cordas e tarraxas de violão, uma cúpula de alumínio, uma mídia de CD e estrutura de compensado. A mostra no Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, fica aberta à visitação pública até dia 31 de maio, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112555 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]