A redescoberta da Literatura | Por Luis Amorim

Para um país onde ainda se lê pouco, é surpreendente constatar-se, a partir não só das livrarias e das bancas, essas últimas oferecendo, também, literatura clássica, universal e contemporânea a preços bem acessíveis, mas principalmente das feiras, uma tendência de crescimento na venda de livros no Brasil. Editores e livreiros têm comemorado, nos últimos tempos, a boa maré de venda de seus produtos.

Em Santa Catarina a temporada de feiras de livro começa em abril, com a Feira de Joinville e a Feira Catarinense do Livro de Florianópolis em maio. E as feiras se multiplicarão pelo estado e por todo o país, tentando oferecer uma gama maior de títulos, às vezes a um preço menor do que o praticado nas livrarias. Mas o forte das feiras não é mais oferecer o livro mais barato, e sim reunir num mesmo lugar todo tipo de opção para um público que gosta de ler.

Paradoxalmente, o aumento da procura do livro pelo brasileiro dá-se justamente quando a crise econômico-financeira dá as caras, com o poder aquisitivo da população se reduzindo inexoravelmente. É em meio a essa crise mundial, o desemprego grassando, que as pessoas procuram mais o livro, pois outros tipos de lazer e passatempo são mais caros.

E isso é um ponto importante a se frisar, quando nem todos ficam assistindo televisão, esse instrumento cada vez mais alienante, usando o tempo livre para ler, adquirir conhecimento, viajar nas obras dos grandes escritores, usufruir da cultura dos livros, um tanto cara, mas com alternativas para superar esse obstáculo.

Os grandes jornais oferecem, com certa frequência, coleções de livros por preços muito acessíveis. Até as grandes editoras, de tempos em tempos colocam nas bancas coleções de literatura clássica e/ou contemporânea com bela apresentação e preços módicos.
É questão de se ficar atento para saber onde estão as boas possibilidades de leitura.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]