UPB participa do lançamento dos programas de formação de professor e transporte escolar

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

“É com muito bons olhos que vemos a ação do governo do estado na questão da qualificação do professor. Nós, gestores públicos, que devemos saber que a melhor ação, o melhor investimento que um governo pode fazer é o da qualificação do professor. Não existe coisa mais importante na educação do que o professor. Sabemos que o professor bem preparado, bem capacitado é a garantia de uma educação de qualidade, e aí sim nós podemos mudar essa quadro tão triste que está faltando a educação do nosso estado. Nós vimos que a educação do nosso estado, por muito tempo, foi deixado de lado e é hoje, dentro do governo, olhando com olhos mais atentos, com lógica como deve fazer uma educação de qualidade. Nós gestores estamos felizes em relação a questão do transporte escolar.

Este espaço que por muito tempo foi passado por diversas gestões municipais e era uma obrigação do estado, muitas vezes era relegado para os municípios pelo estado pelo governo passado. Parabéns governador por essas ações. Este ano vamos passar por dificuldades muito sérias, mas que a educação e saúde não podem sofrer esse tipo de investimento que traz benefícios aos cidadãos que moram nas cidades”. Com essas palavras o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia participou nesta quarta-feira (dia 04) do lançamento dos programas estaduais de Formação de Professor e do Transporte Escolar pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) no Centro de Convenções da Bahia.

O Programa de Formação Inicial de Professores oferecerá, até 2011, 49.660 vagas, nas modalidades presencial e a distância em inédita parceria com os 417 municípios baianos. O intuito é reverter a realidade de cerca de 70% dos professores das redes municipais de ensino que não possuem formação inicial. Também foi lançado o Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete/Ba), que possibilita a transferência dos recursos financeiros diretamente aos municípios integrantes, de forma descentralizada e automática.

A solenidade de lançamento dos programas ocorreu com a presença do governador Jaques Wagner, que assinou o decreto do Programa de Formação Inicial de Professores, que também institui um Comitê Gestor. Na ocasião, foram disponibilizados aos municípios os Termos de Adesão dos programas de Formação, Transporte Escolar e do programa TOPA (Todos pela Alfabetização, etapa 2009). A ação do Governo do Estado conta com a participação de todas as universidades públicas, estaduais e federais, que atuam no estado, além da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), entidades de movimento social e o Ministério da Educação. Os municípios que vão aderir ao Programa de Formação terão apenas despesas com os custos de logística, ou seja, alimentação, hospedagem e transporte dos profissionais de educação em curso. As demais despesas serão arcadas pela SEC.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113539 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]