UEFS exibe filme e debate os 45 anos do golpe militar

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A Assessoria de Comunicação e a TV Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promovem, terça-feira (31/03/2009), a exibição do longa-metragem Hércules 56, em alusão aos 45 anos do golpe militar no Brasil, ocorrido em 31 de março de 1964. O documentário aborda a luta armada contra o regime militar (1964-1985), com foto no seqüestro do então embaixador do EUA, Charles Burke Elbrick, ocorrido na Semana da Independência de 1969.

Após a exibição do filme, previsto para as 18h30 na Biblioteca Central da Uefs, haverá debate com a participação dos professores João Rocha Sobrinho e Clóvis Ramaiana, da área de Ciências Humanas e Filosofia. Participa, também, o jornalista Jorge Santana, sobrinho do político e ex-deputado federal baiano Fernando Santana, que integrou, dentre outros, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a repressão, desde o período da ilegalidade. O evento é aberto ao público.

Para maio, está prevista a exibição do documentário Chuvas de Março. A obra conta fatos e entrevista personalidades de Feira de Santana, cidade considerada um dos principais pontos de resistência ao regime militar. Dentre os depoimentos, o do ex-deputado federal Francisco Pinto, o Chico Pinto, que morreu há cerca de um ano. A direção é de Johny Guimarães e Volney Menezes.

Sinopse

Hércules 56 (93 minutos, direção de Sílvio Da-Rin). Em setembro de 1969, quando o Brasil era governado por uma junta militar, duas organizações aliaram-se para raptar o embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick, e exigiram a libertação de quinze presos políticos, que foram levados ao México pelo avião Hércules 56 da FAB. Para rememorar o episódio e discutir as causas e conseqüências da luta armada naquela época, o filme traz à cena os nove remanescentes do grupo de presos e promove o reencontro de cinco membros das organizações responsáveis pelo seqüestro.

Elenco: José Dirceu, Jose Ibrahim, Agonalto Pacheco da Silva, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Flávio Freitas Hailliot Tavares, Mario Roberto Galhardo Zanconato, Ricardo Vilas Boas de Sá Rego, Ricardo Zarattini Filho, Vladimir Palmeira, Gregório Bezerra, Ivens Marchetti de Monte Lima, João Leonardo Rocha, Luis Travassos, Onofre Pinto e Rolando Fratti.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114961 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.