Uefs cancela contrato com a Cobratec por atraso de salários

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Ações desenvolvidas pela Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) resultaram no cancelamento do contrato com a empresa de vigilância Cobratec, que presta serviço à Instituição desde 2005. A partir de 6 de abril, uma nova empresa assume a prestação do serviço, a Centaurus, que venceu licitação emergencial.

Agora, a expectativa é de que não haja mais atraso no pagamento dos vigilantes, como era constantemente praticado pela Cobratec. Além disso, iniciativa adotada pela Uefs, inclusive perante a Justiça através de medida cautelar, permitiu que as faturas da Cobratec de janeiro até o encerramento do contrato sejam retidas para pagamento das verbas rescisórias e salários atrasados. A Universidade, assim, não mais fará qualquer pagamento à Cobratec.

Os recursos serão liberados pela Justiça para pagamento direto aos vigilantes, inclusive no que diz respeito a ações trabalhistas, que deverão ser impetradas pelo Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia (Sindvigilantes). As ações dizem respeito a direitos dos trabalhadores e obrigações não cumpridas pela Cobratec, como auxílio-alimentação.

A Uefs também entrou com representação na Secretaria da Administração contra a Cobratec, o que impede a empresa assinar contrato com o Estado da Bahia durante seis meses. As ações resultaram, ainda, na manutenção do emprego dos vigilantes que já trabalham para a Instituição.

Todo processo foi acompanhado pelo Sindvigilantes, através do presidente José Boaventura. Conforme disse, “é a primeira vez que uma administração da Uefs concentra esforços em sintonia com a classe trabalhadora em busca de soluções para o problema”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.