Ruy Castro Revela “A Bahia na Música de Carmem Miranda”

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Uma personagem cinematográfica e um escritor capaz de atravessar o folclore em torno da protagonista da história e lhe enxergar a alma. Essa é a combinação que deu origem ao livro “Uma biografia de Carmen Miranda” (Companhia das Letras, 2005), de Ruy Castro. O escritor e jornalista volta ao tema no dia 24 de abril de 2009, quando discorre sobre a “A Bahia na Música de Carmem Miranda”. A exposição começa às 20h e integra a programação do Café Literário da 9º edição da Bienal do Livro da Bahia.

Para escrever a história explosiva, de acontecimentos surpreendentes e final trágico e prematuro, Castro pesquisou, durante cinco anos, a vida do maior mito da música brasileira. A familiaridade com que escreve também é resultado da “convivência” com a artista através dos discos e filmes colecionados por seus pais, desde os anos 1930. A obra revela em 597 paginas os segredos da “Pequena Notável”, a mulher que inspirou mulheres durante décadas e que representa a legítima baiana.

Ruy Castro também é autor das biografias do dramaturgo Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico) e do jogador Garrincha (Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha (1995). Em mais de 30 anos trabalhando como repórter, já integrou as redações de O Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja São Paulo, IstoÉ, Playboy, Status e Manchete, sobretudo nas seções culturais. É autor de grandes obras como Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova (1990), Saudades do Século XX (1994), Ela é Carioca – Uma Enciclopédia de Ipanema (1999), Carmen – Uma Biografia (2005) e Rio Bossa Nova – Um Roteiro Lítero-Musical (2007).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]