Feira de Santana: projeto ‘Domingo Tem Teatro’ comemora cinco anos de existência

A flauta de Pã, montagem da Cia Cuca de Tetro apresentada na programação do projeto 'Domingo tem teatro'.
A flauta de Pã, montagem da Cia Cuca de Tetro apresentada na programação do projeto 'Domingo tem teatro'.
A flauta de Pã, montagem da Cia Cuca de Tetro apresentada na programação do projeto 'Domingo tem teatro'.
A flauta de Pã, montagem da Cia Cuca de Tetro apresentada na programação do projeto ‘Domingo tem teatro’.

Há cinco anos, a promessa se transformou em compromisso. Desde então, todos os domingos crianças de todas as idades invadem o Teatro do Cuca, em Feira de Santana, à espera de um grande espetáculo. E, ao final de cada apresentação, retribuem com aplausos a performance dos artistas. Para marcar os 5 anos do projeto na cidade, a Cia Cuca de Teatro caprichou na programação deste ano. A montagem Um Conto Mágico de Circo, assinada pelo grupo Turma do Biribinha, da cidade de Arapiraca, Aracaju, é a atração de estréia da 5º edição do Projeto Domingo Tem Teatro. “Fizemos dos nossos dez anos uma grande festa e um momento especial de confraternização e troca de conhecimento com artistas de todo país com a realização do Fenatifs”, destaca o diretor de produção da Cia Cuca de Teatro, Henrique Motté.

A dupla de palhaços, que participou ano passado do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), promete repetir o sucesso junto ao público. De forma interativa e lúdica, o espetáculo narra o surgimento do Circo Moderno e revela a origem do primeiro elemento cômico no picadeiro: o palhaço. Envolvidos na magia da montagem, crianças se divertem participando do maior espetáculo da terra enquanto adultos relembram seus tempos de criança. “Todo mundo amou a turma do Biribinha. Eles tinham que voltar, especialmente neste mês, que homenageia o teatro e o circo”, comemora a atriz e produtora da Cia Cuca de Teatro, Elizete Destéffani.

Outra novidade no projeto Domingo Tem Teatro deste ano é que atração não será limitada ao espetáculo principal, que se inicia às 10h30 da manhã. A partir das 9 horas, além da área de diversão, lazer e alimentação, no foyer do Teatro do Cuca, as crianças ficarão entretidas com o teatro de lambe-lambe da Cia Bonecas de Trapo. Comandada pela dupla de artistas Tarcila Coelho e Yohanna Assunção, a história contada em apenas 2 minutos resgata a magia das cantigas de roda. “A Cia Bonecas de Trapo é fruto do 1º Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana. As artistas participaram das oficinas e se encorajaram a seguir nessa pesquisa da arte do Lambe-Lambe”, muito bom, vibra Destéffani.

Seguindo as duas apresentações da montagem Um Conto Mágico de Circo, dias 8 e 14 de março de 2009, a Cia Cuca de Teatro estréia dia 22 o novo espetáculo, Os Cigarras e Os Formigas. Assim como Maria Minhoca, grande sucesso da premiada companhia, a sexta montagem assinada pelo grupo tem como inspiração outro texto da escritora Maria Clara Machado. “Queremos começar uma nova década com outro grande desafio: dar vida a palhaços trabalhando em uma história clássica da autora que marcou a nossa história”, conta Destéffani, avisando que o publico feirense terá ainda todos os domingos do mês de abril para conhecer o novo trabalho da trupe, que será apresentado aos soteropolitanos em maio.

Nos domingos de maio, o público feirense vai prestigiar a montagem Prequetés, da Cia Cabriola de Teatro, de Salvador. Em junho, outro grupo da capital baiana será atração em Feira. A Cia Dendê de Teatro apresentará nos dias 7, 14 e 21 de junho o espetáculo Anacleto, O Porquinho Politicamente Correto. Todas as apresentações do projeto Domingo Tem Teatro acontecerão sempre às 10h30, no Teatro do Cuca.

Criada em 1998, a Cia Cuca de Teatro lançou em 2005 o projeto Domingo Tem Teatro – campanha de popularização do teatro para a infância e juventude de Feira de Santana. Com a missão de popularizar a cena teatral no interior do estado e de estimular a formação de novas platéias, o projeto abre espaço para grupos teatrais que partilham o ideal de democratizar o acesso à arte. Ao longo destes cinco anos, 22 espetáculos já se apresentaram no palco do Teatro do Cuca, um total de 108 apresentações, sendo aplaudidas por mais de 32.000 espectadores.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]