Oficina marca ações do Dia Internacional da Água em Feira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Água – 22 de março de 2009 – uma oficina que acontece nos dias 23 e 24 de março mostra como funciona uma nova tecnologia de apoio ao homem sertanejo no manejo da água. A bomba que é utilizada em cisternas facilita a retirada da água e evita que as famílias contaminem o recurso que já é escasso. Normalmente o uso de baldes, cordas, e toda espécie de recipiente sujo contamina a água, que acrescenta uma série de doenças para as famílias, que utilizam a água das cisternas para beber e cozinhar.

Além de garantir a qualidade da água a ser consumida pelas comunidades rurais de Feira de Santana, a confecção da bomba é uma tecnologia que foi aprendida pelos jovens. Muitos desses estarão presentes no evento mostrando a tecnologia que tem ajudado a fixar o jovem no campo e gerar renda.

A Oficina de Confecção e Instalação de Bombas Manuais irá reunir representantes de 20 Unidades Gestoras da Bahia e Minas Gerais que fazem parte do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e acontece no Centro Diocesano, no Bairro do Papagaio, em Feira de Santana.

O objetivo da oficina é socializar e fortalecer as experiências já realizadas nessas unidades gestoras do P1MC, que nos territórios do Portal do Sertão, Bacia do jacuípe e Sisal é executado pelo MOC, em parceria com o Governo Federal e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). Além os participantes irão conhecer os modelos de bombas confeccionados e discutir a utilização da bomba pelas famílias beneficiadas, levando em consideração as necessidades de cada local.

Ações do P1MC em Feira de Santana – Na região de Feira de Santana, o Programa Um Milhão de Cisternas tem a meta de construir 300 cisternas de consumo humano até junho. Na comunidade de Sete Portas, próximo a Tanquinho, já foram construídas 28 cisternas de placa, no dia 20 de março inicia-se a construção de mais 30, também na comunidade de Puruca.

As famílias selecionadas passaram por um Curso de Gerenciamento em Recursos Hídricos, onde aprenderam os cuidados que devem ter com a água e as formas de tratamento para garantir a qualidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]