Secretário estadual Jorge Solla cumpre agenda em Porto Seguro e debate medidas de controle do Aedes Aegypti

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Para solucionar o problema da dengue em Porto Seguro, o prefeito Gilberto Abade recebeu o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, para discutir a situação no município e visitar o Hospital Luís Eduardo Magalhães, no dia (19/03/2009).

Em uma reunião com o prefeito, secretário municipal de Saúde, Roberto Cheren e os vereadores Evaí Fonseca e Marcos Antônio (Aurora), além da diretoria do hospital, Sola anunciou medidas para erradicar a doença em Porto Seguro.

Durante o encontro, o secretário estadual de Saúde contou que os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália são o foco de seu trabalho nesse momento. “Fizemos um intenso trabalho em Itabuna e em Camacan, onde a situação já está controlada. Nossa prioridade, agora, é a Costa do Descobrimento”, revela.

A comitiva da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foi composta por dois representantes do Ministério da Saúde da Venezuela. A coordenadora nacional de Vigilância Epidemiológica, Fátima Garrido e o coordenador nacional de Combate ao Aedes Aegypti, José Luis Peres, vieram a Porto Seguro para passar informações e trocar experiências sobre esse problema, já controlado na Venezuela.

A Sesab também disponibilizou quatro médicos, da Marinha do Brasil, para ajudar no atendimento às pessoas contagiadas pelo mosquito vetor da dengue no município. Eles ficarão 15 dias no Hospital Luis Eduardo e depois se revezaram com outra equipe de Salvador.

Sola anunciou uma gama de serviços para melhorar esse atendimento. “Vamos realizar um esforço para ampliar o quadro de funcionários e de leitos, além de adquirir suportes de soro, mobília hospitalar e medicamentos”, cita o secretário, que ainda informou que a Sesab implantará um centro de hidratação no bairro Baianão. “Além do combate ao mosquito, precisamos tratar com urgência o paciente, pois as chances de vida diminuem de acordo com a demora da intervenção médica”, afirma Sola, acrescentando que promoverá um treinamento para os profissionais dos PSF’s e do Hospital Luís Eduardo, a fim de aperfeiçoar o atendimento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]