Mais de 11.570 casos de dengue foram registrados na Bahia em 2009

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Mosquito Aedes aegypti é transmissor da Febre Amarela, Zika, Chikungunya e Dengue
Mosquito Aedes aegypti é transmissor da Febre Amarela, Zika, Chikungunya e Dengue.

A Bahia já registra mais de 11.570 casos de dengue nos dois primeiros meses do ano, com 85 casos de dengue hemorrágica e da síndrome de choque, tipos mais graves da doença. O número de ocorrências é 248% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, segundo informou a Secretaria de Saúde do estado.

Os municípios com maior incidência de casos são Jequié, Presidente Dutra, Itororó, Quixabeira, Andaraí e Mirante. Jequié, no sudeste do estado, registrou, nas sete primeiras semanas de 2009, 45% do total das notificações da Bahia.

No estado, 160 (38%) municípios notificaram a doença, incluindo 29 dos 45 municípios dentro dentro da lista de prioritários para o Programa Nacional de Controle da Dengue. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, o governo federal fez um repasse de R$ 39 milhões para ações de combate à dengue, em dezembro de 2008.

Já em Minas Gerais, os números da dengue registram mais de 7,5 mil casos só em 2009. A Secretaria de Saúde já notificou um caso como suspeito de morte por dengue hemorrágica, ocorrida domingo (1º). A confirmação depende ainda de exames que podem demorar até 30 dias.

O município com maior incidência da doença é o de Coronel Fabriciano, com 216 casos para cada cem mil habitantes.

O Ministério da Saúde repassou, no último dia 9, R$ 3,8 milhões para o combate à dengue na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]