Profissionais de comunicação e estudantes realizam manifestação em defesa do diploma de jornalista para exercício da profissão; Protestos ocorreram na Câmara Municipal de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornalistas e estudantes participam de atividade em defesa da categoria.
Jornalistas e estudantes participam de atividade em defesa da categoria.

O Delegado do SINJORBA Carlos Augusto, professores e alunos de jornalismo da UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana) e da FAT (Faculdade Anísio Teixeira), unem-se em manifestação pela defesa do diploma de jornalismo e por uma legislação que possibilite ampla liberdade de impressa. O evento ocorreu nesta manhã (31/03/2009), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, e faz parte do esforço nacional em defesa de um dos pilares da democracia: impressa livre e bem formada.

Os vereadores Frei Cau (PMDB) e Ângelo Almeida (PT), fizeram pronunciamentos favoráveis aos interesses da categoria. O diretor do SINJORBA, Carlos Augusto, concedeu entrevistas à imprensa feirense, defendendo o posicionamento da FENAJ e o legítimo interesse da sociedade em ter uma impressa mais organizada.

Está marcado para a manhã, 1º de abril, o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da obrigatoriedade do diploma e de diversos artigos da lei de imprensa que conflitam com a Constituição Federal de 1988. o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça), acataram de forma favorável a ação da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas), a expectativa da categoria é que seja mantida no Supremo, a decisão favorável a manutenção do diploma, como forma de ingresso na carreira jornalística.

Confira imagens

[wp-flowplus style=baseline]

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123186 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.