Equilíbrio é principal tema de palestra no I Encontro do Gruparkinson

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A Prevenção Contra a Queda” é o tema da palestra a ser apresentada dia 4 de abril de 2009, no I Encontro do Gruparkinson, por ocasião das comemorações do Dia do Parkinsoniano (11 de abril). A palestra será conduzida pela professora Maria Rúbia, do Departamento de Fisioterapia da UCSAL.

Trata-se de um tema muito bem aceito pelos parkinsonianos, que, em razão da doença, têm dificuldades de manter o equilíbrio. “Nós caímos muito, o desequilíbrio é insuportável, difícil de aturar”, declara Ana Florence, diretora de eventos do Gruparkinson. A fisioterapia exerce um papel fundamental no tratamento de indivíduos com doença de Parkinson, ajudando a manter não só o equilíbrio, mas melhorando a marcha, coordenação motora e resistência.

Segundo Mara Rúbia, “muitos pacientes não sabem que a fisioterapia pode ajudar a reduzir os danos causados pelo desequilíbrio e muitos profissionais se preocupam mais em trabalhar os problemas neurológicos que os de equilíbrio, por exemplo”. Durante a palestra, Mara mostrará aos pacientes técnicas para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas.

A outra palestra programada é a do doutor Guilherme Valença, médico neurologista com pós-graduação em Londres, especializado em Parkinson. Valença falará sobre como ter uma abordagem prática em relação à doença. “Acredito que a melhor forma de tratar o Parkinson é desmistificando a doença, falando dela informalmente, em especial para o público leigo”, declara Valença, que estará à disposição para tirar dúvidas dos presentes sobre o assunto.

O I Encontro do Gruparkinson Bahia acontecerá dia 6 de abril, segunda-feira, com abertura às 14h no auditório do CREASI (Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso), na Avenida ACM. O evento se encerrará com a apresentação do coral do CREASI. A entrada é gratuita.

Agenda

14:00 – Credenciamento e entrega de material

14:30 – Início dos trabalhos e formação da mesa

14:40 – Palavra ao presidente do Gruparkinson

14:45 – Palavra aos convidados

15:00 – Palestra do Dr. Guilherme Valença

TEMA: Doença de Parkinson, uma abordagem prática

16:00 – Coffee-Break com distribuição de brindes

16:20 – Palestra de Mara Rúbia Franco Teixeira e Iara Lemos (núcleo de fisioterapia da UCSAL)

TEMA: Trabalhando o equilíbrio: a prevenção de quedas

17:00 – Apresentação do coral do CREASI

17:20 – Encerramento

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]