
Professores com comprovado vínculo empregatício em universidades ou centros de pesquisa da Bahia que queiram fazer doutorado fora do estado podem solicitar bolsas junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A iniciativa inédita foi lançada nesta segunda-feira(16/03/2009) e oferece um total de 20 bolsas de R$ 1,8 mil cada, mesmo valor praticado pelas agências nacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, o Edital de Apoio à Capacitação Docente tem como objetivo ajudar a complementar a formação de professores das instituições baianas de ensino superior. As bolsas terão duração máxima de 48 meses, tempo de conclusão do doutorado. Após esse período, o professor retorna à universidade baiana com a qual possui vínculo. A troca de experiência com pesquisadores de outros estados só tem a fortalecer o corpo docente das nossas instituições, aposta a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa.
Conversão
O empresário Noide Cerqueira Filho, figura bem sucedida no mundo dos negócios, que atualmente é diretor de comercialização da Norauto, concessionário da Ford em Feira de Santana, fez recentemente uma aliança com Jesus, se convertendo evangélico. Dias atrás, foi visto almoçando numa churrascaria com o presidente da Associação dos Ministros Evangélicos da Bahia bispo Roque Hudson Mamona e o ex- vereador Jorge Oliveira. É filho do saudoso deputado federal e advogado Noide Cerqueira.
Criativa profissional
Foi após conhecer a farmacêutica Liliane Bamberg – enquanto passava férias em Fortaleza – que a empresária Nara Lamberty resolveu importar essa criativa profissional de saúde para trabalhar na Bahia. Conhecida por aprimorar as tradicionais fórmulas de shakes de acordo com os objetivos e necessidades de cada paciente, por aqui ela já deu um upgrade fantástico em dois produtos oferecidos pela Bio Manipulação, na Pituba. Em SAS.
Gestão
A Uefs vai implantar uma nova metodologia de gestão para aperfeiçoamento do serviço prestado à comunidade. Trata-se do Plano Diretor de Gestão (PDG), baseado no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), praticado pelo governo federal e por diversas instituições públicas no Brasil e no exterior. O PDG terá ciclos contínuos de avaliação e aperfeiçoamento que compreendem sete elementos integrados (liderança, estratégias e planos, cidadãos e sociedade, pessoas, processos, e resultados), explica Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, chefe da Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional da Uefs (Asplan).