Bira Coroa (PT) é reconduzido à presidência da Comissão de Promoção da Igualdade da AL

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Comissão de Promoção da Igualdade (CEPI) da Assembléia Legislativa da Bahia reuniu, hoje pela manhã, o Colegiado para eleição dos seus representantes. Instalada na sala das comissões, os cinco deputados presentes elegeram os deputados Bira Corôa (PT) para presidente e Ivo de Assis (PR) para vice-presidente por cinco votos cada.

Os parlamentares reafirmaram as terças-feiras para as reuniões ordinárias e manteve o horário de 10h30 para o funcionamento das sessões ordinárias.

Inicialmente os trabalhos foram abertos pela ex-presidente, deputada Fátima Nunes (PT), que após a eleição, passou a direção da sessão para o deputado eleito Bira Corôa. Os deputados Eliedson Ferreira (DEM) e Yulo Oiticica (PT) parabenizaram Fátima Nunes pelo brilhante trabalho à frente do colegiado e destacaram a relevância da Comissão enquanto instrumento institucional da Casa responsável por tratar de uma das questões mais sensíveis da sociedade baiana, além de parabenizar o novo presidente e desejar-lhe muito sucesso.

A violência institucional foi e tema amplamente debatido já na primeira sessão, provocado pelo deputado Yulo Oiticica e abordado pelos demais deputados presentes. Por conta disso foi proposto a realização, com data a ser marcada, de uma audiência pública para debater o processo de violência no estado, envolvendo as duas comissões: Direitos e Humanos e Promoção da Igualdade. O Colegiado vai convocar o comando da Polícia Militar da Bahia, o delegado-chefe da Polícia Civil e o secretário de segurança pública do Governo do Estado, César Nunes.

Eleito para gestão 2009, o presidente eleito agradeceu aos seus pares pela recondução uma ano depois, destacou o bom trabalho que foi desenvolvido pela ex-deputada Fátima Nunes no ano de 2008, afirmando que dará continuidade aos trabalhos, mantendo o papel de vanguarda do colegiado no enfrentamento às práticas de racismo. “No momento em que reassumo o comando da comissão, declaro está estarrecido com as manchetes dos principais jornais do estado, em que mais uma vez o povo negro é vítima das práticas de violência institucional atribuídas às polícias militar e civil. Essa Casa precisa apresentar uma resposta concreta a essa situação, convidando os gestores públicos responsáveis pela segurança pública no estado para debater o problema”, assinalou o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Comissão de Promoção da Igualdade.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]