
A bancada de oposição na Assembléia Legislativa impôs uma impactante derrota às fileiras governistas, ontem à noite, ao conseguir adiar para a próxima semana a votação do projeto polêmico do Executivo que equipara as atividades dos agentes de tributos às de auditores no grupo do Fisco do Estado.
A derrocada petista aconteceu devido a um vacilo cometido por Valdenor Pereira (PT) líder do governo na Casa. Não se sabe como, ele cometeu o pecado original de esquecer de requerer a votação em regime de urgência antes de submeter à apreciação dos parlamentares o parecer do deputado estadual Capitão Fábio (sem partido) favorável ao projeto.
A imperdoável falha da liderança petista acabou por fragilizar a determinação do governo de votar a qualquer custo a proposta, levando-o a firmar um acordo à socapa com a oposição. Este artifício permitiu que a bancada do governo buscasse a “saída honrosa” de tomar a iniciativa de aventar a apreciação do projeto para a próxima semana, com data ainda a ser definida.