Agenda 2009 do Território Portal do Sertão é debatida com prefeitos, secretários, sindicatos, associações e representantes da CAR

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Território Portal do Sertão com intuito de desenvolver uma agenda de ações 2009 está iniciando uma série de reuniões com os prefeitos, secretários, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dos sindicatos, associações e entidades afins para ampliar o processo de gestão do Portal.

Nesta terça-feira (03/03/2009), no módulo I da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a coordenação do território Portal do Sertão desenvolveu uma reunião durante o dia todo para definir algumas ações nos eixos de cultura, juventude, infra-estrutura, meio ambiente, agricultura familiar, além de informar aos participantes sobre o Proinf 2009 e outros programas do governo do estado.

Estiveram presentes várias autoridades e entidades, a exemplo de Antonio Paim (Toinho do PT), prefeito de Amélia Rodrigues e alguns secretários do município; Uedson Lima, secretário de Ação Social de Tanquinho; Edilza Reis, diretora regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) – Feira; Alberto Souza, novo coordenador da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – Feira; Gerinaldo Costa, professor da UEFS e um dos fundadores do PT-Feira; além de representantes do deputado estadual Zé Neto (PT) e de outras entidades como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA) e a Movimento Água é Vida (MAV).

Os representantes de Santa Bárbara, Irará, Santanópolis, Santo Estevão, Água Fria, Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio, Anguera, Coração de Maria, Terra Nova e Antônio Cardoso, também estiveram presentes discutindo as ações do Portal do Sertãoi para os seus municípios.

A diretora regional da EBDA, Edilza reis, passou algumas informações sobre os programas Garantia Safra e Sertão Produtivo. Em seguida, também houve um debate sobre o programa Semeando, ações e estratégias para 2009.

De acordo com o articulador do Território Portal do Sertão e técnico da EBDA, Daniel Moreira, a proposta do encontro é elaborar uma agenda de ações para serem executadas, este ano, no colegiado territorial. Além de ampliar o processo de gestão do portal e contribuir para desenvolvimento significativo do programa.

Durante a reunião, ficou estabelecido que as próximas reuniões ocorrerão toda última quarta-feira do mês. Na próxima, dia 25, em Amélia Rodrigues, o tema proposto foi o Seminário com prefeitos e vereadores eleitos, discutindo os consórcios públicos e a articulação de Políticas Públicas entre município, território e estado.

Território de Identidade

O Território Portal do Sertão foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) através da busca de identidade, além da proximidade geográfica, fatores como economia, cultura e aspectos históricos foram observados no seu delineamento e recorte. Devido à proximidade com o recôncavo baiano e sendo porta de entrada ao sertão, esse território possui particularidades, sobretudo devido a diferenças étnicas, culturais e socioeconômicas.

Atualmente, o território já possui formado o Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território (CODES) com a finalidade de criar o fórum de discussão de Políticas Públicas com o objetivo principal de empoderamento da sociedade civil.

O território está localizado aproximadamente a 100 km da capital baiana, com uma área em torno de 5.621 km2, ou seja, 10% da Bahia. Sua população é superior a 800 mil habitantes, sendo que Feira de Santana corresponde a mais de 600 mil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.