Ação contra a dengue mobiliza escola e comunidade do bairro Asa Branca

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A dengue ganhou centenas de adversários na última sexta-feira, dia 27 de março de 2009. Estudantes, pais e professores da escola municipal Antonio Alves de Oliveira, localizada no bairro Asa Branca, se uniram com a comunidade no combate ao mosquito em uma ação realizada pela Unimed Feira de Santana.

Foi no bairro Asa Branca, cuja principal característica é o grande número de terrenos baldios, que morava Mel Rayne, de cinco anos, que morreu vítima da dengue. A mãe da menina também participou da ação e parabenizou a iniciativa da cooperativa em levar mais informação para a comunidade. “Eu cuidava da minha casa, mas isso não impediu que minha filha morresse vítima da dengue. Só com informação e com a participação de todos podemos evitar novas mortes”, disse.

Durante duas horas os participantes puderam contar com informações sobre a doença, seus sintomas e, principalmente, a prevenção. As idosas do Programa A Arte de Viver Saudável na Melhor Idade, promovido pela Unimed Feira, também entraram no combate a dengue. Elas ensinaram, através de uma peça teatral, a importância dos cuidados com o lixo, a água parada e outras formas de proliferação do mosquito. A atividade chamou a atenção dos alunos que participaram ativamente do evento, que contou também com uma palestra sobre os cuidados com a dengue proferida pela enfermeira da Unimed, Lívia Soares Cruz.

Redação

Na ação contra a dengue no bairro Asa Branca a Unimed Feira investiu também em educação, comunicação e mais conhecimento. Com o apoio da escola foi realizado o concurso de redação sobre a dengue. Mais de 600 alunos, dos turnos matutino e vespertino, participaram do concurso que premiou os três primeiros lugares com aparelhos de DVD.

As redações foram analisadas pelos professores que tiveram que fazer um mutirão para escolher as três melhores. As vencedoras foram: Jhenifer Souza Gonçalves, da 5ª série, Sirlene Oliveira dos Santos, da 7ª série e Karoline Santos da 5ª série. Para a diretora Gilcéia Jatobá a atividade serviu para que os estudantes aprendessem mais sobre o mosquito. “Eles prestaram mais atenção as aulas, questionaram mais e foram em busca de informações para fazer a redação. Tudo isso fez com que eles aprendessem mais sobre a dengue. Com certeza essa ação promovida pela Unimed Feira vai fazer com que eles combatam o mosquito de forma mais efetiva”, diz otimista.

A ação realizada pela Unimed Feira contou com a parceria do Programa de Rádio, De Olho nos Bairros, comandado pelo radialista Jorge Biacchi e com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. O prefeito Tarcizio Pimenta também prestigiou o evento. Ele compareceu à escola e reforçou o pedido dos cuidados necessários no combate a dengue. A ação foi transmitida ao vivo pela Rádio Sociedade AM.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110992 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]