Universidades de Bonn e a rede Deutsche Welle oferecem bolsa de estudos para jornalistas brasileiros

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O desenvolvimento da mídia global e as relações entre mídia e desenvolvimento cooperativo são os focos do mestrado em International Media Studies que a Universidade de Bonn, a Universidade de Ciências Aplicadas de Bonn-Rhein-Sieg e a rede Deutsche Welle estão iniciando em setembro de 2009. Para os jornalistas brasileiros, mais do que uma boa notícia: há 15 bolsas de estudo disponíveis e os profissionais latino-americanos estão entre os alvos preferenciais do programa. Os bolsistas ficam livres da taxa do curso (total de 6.000 euros) e recebem ajuda de custo de 750 euros, além de auxílio para a viagem. As candidaturas devem ser feitas até o dia 31 de maio.

O mestrado é bilíngüe (inglês e alemão) e tem duração de quatro semestres, sediado na cidade de Bonn – terra natal do compositor Beethoven. O programa é abrangente e inclui aulas, pesquisa e experiência prática, tudo sob a filosofia de que uma mídia livre e independente é fator primordial para uma democracia plena, desenvolvimento com justiça social e proteção dos direitos humanos. Para isso, o curso conecta os conhecimentos do jornalismo com ciências da comunicação e sociais, educação, política e economia da mídia.

O programa é bastante abrangente e aborda todos os aspectos e meios de comunicação, do impresso à TV, passando pelo rádio e a Internet. No primeiro e segundo semestres, serão abordadas as relações entre mídia, política e sociedade; o terceiro inclui cadeiras interdisciplinares, como gerenciamento de programas e treinamento em liderança. Paralelamente, os estudantes desenvolverão um projeto relacionado à mídia ou à Ciência da Comunicação. No quarto e último semestre, os alunos terão que escrever sua tese e participar de um colóquio.

Os interessados devem ter diploma de bacharelado e um ano ou mais de experiência comprovada em atividade relacionada à mídia. Além disso, é exigida comprovação de conhecimentos em inglês e alemão, através dos testes oficiais disponíveis. No caso do alemão, o certificado TestDaF pode ser obtido no Recife através do CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha, que também oferece cursos preparatórios. O próximo TestDaF já está agendado para o dia 22 de abril, com inscrições abertas até 15 de fevereiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]