União vai destinar imóveis desocupados aos sem-teto, anuncia Lula

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (03/02/2009) que o governo está fazendo um levantamento dos prédios públicos da União que estão desocupados para que sejam usados no combate à falta de moradia no país. Atualmente, o déficit habitacional brasileiro é de cerca de 7,2 milhões de residências.

“Estamos fazendo um levantamento e vamos pegar esses prédios que já estão prontos. Se eles estiverem em condições para serem habitados, vamos colocar o povo para morar lá dentro”, disse, ao discursar em Manguinhos, subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo ele, é preciso evitar que ocupações continuem ocorrendo de forma desordenada.

Lula disse que um dos imóveis identificados pelo levantamento fica na Avenida 9 de Julho, em São Paulo. Ele contou que moradores vizinhos ao prédio fizeram um abaixo-assinado para impedir os pobres de morarem no local.

“Já tem abaixo-assinado dos moradores, que não querem que a gente coloque os pobres para morar no prédio. Vamos colocar, porque a moradia é um direito fundamental do ser humano”, afirmou.

Em Manguinhos, Lula inaugurou a Escola Estadual Luiz Carlos da Vila – nome dado em homenagem ao sambista falecido no ano passado – , primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento concluída na cidade A escola tem capacidade para atender 1,5 mil alunos de ensino médio.

Outras obras serão realizadas no que está sendo chamado de PAC Manguinhos, com orçamento previsto de R$ 368 milhões entre recursos federais e do governo do estado. Serão obras para abastecimento de água, construção de moradias, sistema de esgoto e estação de metrô e ônibus, entre outras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.