Sindicato dos Trabalhadores Rurais irá alfabetizar mais de 600 agricultores de Valente

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Teve início anteontem (23/02/2009), no Colégio Estadual César Borges, o processo de formação – que vai até o dia 27 – dos monitores que serão responsáveis pela alfabetização de jovens e adultos pelo programa TOPA – Todos Pela Educação. A experiência é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Valente (Straf-Valente).

A formação dos monitores é pré-condição para o começo dos trabalhos de alfabetização de jovens e adultos que terá início em 9 de março em 18 comunidades do município. Na parceria o Straf Valente credenciou 31 turmas que abrangem as comunidades rurais de Tanquinho, Papagaio, Cipó de Leite, Vargem Grande, Samambaia, Barriguda, Arapuá, Recreio, Varginha, Santa Rita de Cássia, Valilândia, Queimada do Curral, Ichu e Irareru e mais os bairros de Cidade Nova, Hermírio Simões e José Moreira.

A equipe pedagógica é composta por 31 educadores e mais 04 coordenadores (Manoel Messias, Roberval Aquino, Eliandra Teixeira e Marília Dias) que, juntamente com o Departamento de Educação do Campo do Straf Valente, terão o papel de orientação e acompanhamento técnico dos trabalhos educativos para avaliação e verificação permanente do alcance dos resultados.

Valores – Para a execução do trabalho de alfabetização cada monitor receberá o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) e o coordenador a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) incluindo as despesas com deslocamento para acompanhamento in loco dos trabalhos dos educadores junto às turmas. O projeto durará o período de 08 meses.

A diretora do Departamento de Educação do Campo do Straf Valente, Marília Dias, destaca que é graças a isso que 35 jovens do campo estão tendo a oportunidade de emprego e renda. Isso porque, segundo ela, o projeto além de assegurar aos jovens e adultos – pela primeira vez na vida – o direito à educação, “também promove a inclusão social e inserção no mercado, gerando oportunidades de emprego e renda para pessoas do campo que de modo geral estão sempre excluídas do mundo trabalho fora da atividade agrícola”.

Embora o Straf Valente já tenha vasta experiência na implementação de projetos educativos, a exemplo do Mova Brasil (parceria com a Federação Unificada dos Petroleiros-FUP e Instituto Paulo Freire-IPF) e Todas as Letras (parceria CUT) – essa será, nas palavras de Antônia Amália que é secretária geral, “a primeira vez que a entidade vai beneficiar aproximadamente 600 agricultores familiares com projeto apoiado pelo Governo do Estado”, assinalou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113534 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]