Segurança Pública implanta moderno sistema de telecomunicação

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um novo e moderno sistema de telecomunicação será inaugurado na quarta-feira (04/02/2009) pela Secretaria da Segurança Pública, inicialmente em Salvador e Região Metropolitana, integrando as ações das polícias Civil, Militar e Técnica. O rádio de comunicação padrão tetra é digital e dispõe de sistema de localização GPS, possibilitando que a Central de Polícia direcione as viaturas para o local desejado com mais rapidez.

Investimento de US$ 10 milhões, o sistema tetra foi criado na Europa e se tornou fundamental ferramenta das principais polícias do mundo. Vai operar com 15 sites (estações de rádio) que garantirão perfeita comunicação em qualquer ponto da capital e da RMS. No Brasil, somente o Rio de Janeiro e a Força Nacional de Segurança Pública utilizam o mesmo sistema. Todas as viaturas, inclusive as do Corpo de Bombeiros, já estão equipadas com os novos rádios de comunicação.

“Além do atendimento rápido às demandas da população, com esse moderno e rápido instrumento de comunicação reduziremos o tempo de resposta das ocorrências”, explicou o superintendente de Telecomunicações da SSP, delegado Edemilson Nunes. O equipamento também será instalado nos helicópteros do Grupamento Aéreo da PM (Graer), que estabelecerá contato direto com as viaturas no solo durante as operações.

Interior

A segunda etapa do programa prevê a implantação da mesma estrutura em 22 municípios sede, garantindo a cobertura do sinal em todo o interior do estado. Além da agilidade propiciada pela nova ferramenta, os moradores das 415 cidades da Bahia poderão usufruir do serviço gratuito do 190, até então indisponível. As ligações serão direcionadas para o município responsável por aquela região, que vai entrar em contato com a viatura mais próxima.

Os municípios sede são Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itabuna, Serrinha, Brumado, Itaberaba, Jequié, Euclides da Cunha, Ibotirama, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Esplanada, Santa Maria da Vitória, Guanambi, Valença, Irecê e Santo Antônio de Jesus.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113603 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]