PT de Valente vai comandar as Comissões de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Finanças e Orçamento

Em meio a debates acalorados entre vereadores governistas e da oposição (PT e PMDB), foram instaladas ontem (25), logo a pós a eleição dos seus membros, as três comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Valente. Em duas delas, apesar de ser minoria na Casa, o PT terá a presidência. Na Comissão de Finanças e Orçamento foi eleito o vereador Agnaldo (PT) e na de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos a vereadora Maria Madalena-Leninha (PT). A bancada da maioria (DEM-PSC-PRB-PR) presidirá a Comissão de Constituição e Redação (vereador Regi Mota-PRB) e terá a relatoria dos três colegiados.

Na mesma sessão houve a aprovação de dois requerimentos que propunham a realização, no dia 04 de março, de uma sessão especial para comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e, no dia 22 de maio, uma Conferência Livre sobre Segurança Pública com Cidadania enquanto etapa municipal das Conferências Estadual (prevista para julho) e Nacional (Agosto) de Segurança Pública (CONSEG`s). Também houve o encaminhamento de três projetos de indicação propondo ao Poder Executivo a adesão ao Seguro Safra, a implantação de programa de Coleta Seletiva de lixo e mais a criação, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado da Bahia, do projeto Valente Cidade Digital. Por fim, foi apresentado um projeto de lei que institui no município uma política municipal de apoio ao esporte e dá outras providências. O projeto, que também prevê a instalação do Conselho Municipal de Esporte (Ceme), será primeiro apreciado pelas devidas comissões para posteriormente ser levado ao Plenário para votação.

Todas as propostas foram de iniciativa da vereadora Maria Madalena-Leninha (PT) que também foi indicada pelo Partido dos Trabalhadores para assumir – biênio 2009-2010 – a liderança do partido na câmara. Outros projetos de indicação também foram apresentados pelos demais vereadores, além do projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, em regime de urgência urgentíssima, propondo reajuste salarial para todos os servidos públicos municipais.

Depois de destacar a renovação sofrida pela Casa em mais de quarenta por cento dos parlamentares, a sessão foi considerada por todos os vereadores como a mais proveitosa na história da câmara. Para a Leninha, que faz parte dos vereadores eleitos para o primeiro mandato, “essa será mais uma oportunidade de continuar trabalhando para o desenvolvimento sócio-econômico e político do município de Valente, bem como para defender, gora com um mandato parlamentar, os direitos dos trabalhadores”, assinalou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato Popular – A Voz da Gente (PT).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]