PT de Jequié debate a ditadura militar na Câmara Municipal | Por Oldack Miranda

Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.
Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.

O ex-deputado estadual, escritor e jornalista Emiliano José foi o palestrante sexta-feira (6) na Câmara Municipalde Jequié, Bahia. A convite do PT local, Emiliano José fez uma palestra sobre a ditadura militar de 1964. Ex-preso político e militante vetarano de esquerda, Emiliano José discorreu sobre a resistência à ditadura militar. Um período de terror de Estado.

“Não se tratou de nenhum combate. A ditadura militar no Brasil matou mais de 400 pessoas de maneira cruel, covarde, através de torturas de todo tipo”, ressaltou. Segundo Emiliano, o movimento conservador surgiu como uma forma de “reação ao governo reformista de João Goulart que pretendia realizar algumas reformas de base para acelerar o crescimento econômico e social do país, reforçando sua soberania”.

Como o governo tinha o apoio das organizações sociais, os grupos de direita associados aos militares deram um golpe militar em março de 1964, ao derrubar o presidente da República e quebrar a normalidade democrática durante 21 anos.

Ele lembra que, apesar da perseguição aos democratas, o movimento de resistência se fortaleceu até enfraquecer o regime. “Em 1978 o movimento sindical e estudantil já estavam mais organizados. Nas greves e nas lutas a partir daí criou-se o embrião para o surgimento de uma liderança popular como Lula, hoje o presidente do Brasil. Sem dúvida foi uma grande vitória contra o arbítrio, que durou até 1985”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115123 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.