Prefeitura intensifica prevenção à dengue

A Prefeitura de Feira de Santana vai intensificar o combate ao mosquito aedis aegypti, transmissor da dengue, através de ações que mobilizarão toda a sociedade. O objetivo é que todos adotem medidas preventivas contra a doença.

O reforço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde foi anunciado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira (27/02/2009), durante entrevista coletiva concedida no auditório da SMS. Já na manhã deste sábado (28) será lançada a Caravana de Combate à Dengue, a partir do bairro Alto do Papagaio.

O prefeito ressaltou que está sendo preparada uma campanha publicitária completa, que será veiculada em todos os meios de comunicação, alertando e conclamando a comunidade a se envolver no combate à proliferação do mosquito.

A iniciativa também vai envolver todas as escolas da rede municipal. Os alunos atuarão como multiplicadores de informações em suas respectivas áreas residenciais.

A situação da dengue em Feira de Santana está sob controle. O município apresenta Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,54%, até a primeira semana de fevereiro – o aceito com ideal pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Este ano já foram feitas 170 notificações. O Lacen (Laboratório Central do Estado) ainda não confirmou se há ou a quantidade exata de casos da doença no município. Atento à aglomeração de pessoas durante a Micareta, Tarcízio Pimenta ressaltou que a dengue passou a ser uma ação que deverá ser enfrentada diariamente por todos.

Caravana começa sábado o combate ao aedes

A Caravana de Combate à Dengue vai percorrer inicialmente os bairros com maior número de notificações – começa no Alto do Papagaio, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta. Depois será levada ao Campo Limpo, Parque Ipê, Jardim Cruzeiro, Asa Branca e George Américo. Para reforçar o trabalho, em breve será lançado o Disque Dengue, serviço telefônico para coleta de informações da comunidade sobre o registro de focos do mosquito aedes aegypti.

O secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante, informou também o encaminhamento de ofício ao Ministério Público pedido providências para que as equipes de agentes tenham acesso às residências fechadas ou aquelas cujos proprietários resistem em liberar a entrada destes servidores. “Em Itabuna e Salvador, as Prefeituras já conseguiram. Certamente vamos conseguir também aqui”,
frisou.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141293 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário