Educadora FM investe na cobertura jornalística do Carnaval

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


Investimento na cobertura jornalística do Carnaval 2009. Este é o foco principal das ações que a Rádio Educadora FM 107.5 preparou para a folia deste ano. Com um estúdio montado no Campo Grande, a rádio pública da Bahia transmitirá flashes do circuito Osmar, registrando a passagem das atrações, artistas e autoridades presentes no percurso mais tradicional do Carnaval de Salvador, além de manter repórteres nas ruas cobrindo a festa em vários pontos da cidade.

O Carnaval Pipoca, da Secretaria de Cultura, que tem o Trio Novos Baianos 40 Anos como uma das atrações, e toda a movimentação no Pelourinho também serão registrados pela rádio. A cobertura começa nesta quinta-feira (19/02/2009), a partir das 18h30, no Jornal da Educadora, com flashes da cerimônia que entregará as chaves da cidade ao Rei Momo Gerônimo, em Periperi.

Na sexta-feira, o Multicultura (12h), e o Jornal da Educadora (18h30), terão edições especiais dedicadas ao Carnaval. No sábado, a partir das 8h, haverá flashes com informações sobre a programação dos circuitos, matérias e entrevistas. E a partir do meio-dia, transmissão ao vivo, direto do Campo Grande e de vários pontos da cidade.

Os blocos de samba, afoxés, índio, reggae e percussão serão alvos da cobertura da rádio na quinta, sexta e sábado. Já no domingo, segunda e terça-feira, a Educadora transmitirá a programação do Pelourinho e os trios dedicados ao folião pipoca.

Os ouvintes terão também informações relevantes sobre os acontecimentos nos trajetos dos trios e demais locais de Salvador. Avisos sobre a localização de postos de saúde, pontos de ônibus, telefones úteis, movimentação no terminal rodoviário, ferry-boat, shoppings e praias, além do funcionamento da cidade fora do circuito serão alguns dos serviços que a rádio colocará no ar.

O Especial das Seis e Memória do Rádio são alguns dos programas que continuam com programação dedicada à festa. Nadinho do Congo, do Afoxé Filhos do Congo, estará no Especial das Seis desta quinta, contando um pouco da história dos afoxés, que estão em processo de tombamento como Patrimônio Imaterial da Cultura baiana pelo Ipac.

Na sexta, o programa apresenta o álbum Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, de Moraes Moreira. No Especial de Sábado, às 12h, o Rei Momo Gerônimo contará a história e estórias do Carnaval.

O Memória do Rádio, que é produzido e apresentado por Perfilino Neto e vai ao ar às 22h, apresenta, nesta quarta (18), um pouco da história do frevo. Na quinta, abordará a trajetória do Trio Elétrico Tapajós e, na sexta, o ouvinte vai conferir o Carnaval com Emilinha Borba.

“Estamos com uma expectativa grande porque sempre valorizamos as músicas que não têm muito espaço nas outras rádios”, diz a gerente de programação da Educadora FM, Ana Maia.

Um quadro foi preparado com pessoas falando de músicas que marcaram época e, particularmente, suas vidas; um deles, Lembranças do Carnaval, estará no ar a partir desta quinta. São depoimentos da artista plástica Lígia Aguiar, dos cantores Lazzo Matumbi, Tonho Matéria, Xangai, entre outros.

As notícias do Carnaval 2009 não ficarão restritas aos acontecimentos da festa em Salvador. Ao longo da programação, a rádio exibirá flashes ao vivo da folia em cidades como Rio de Janeiro e Recife. A ação é resultado de uma parceria com as rádios que integram a Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]