Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 27 de fevereiro de 2009

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Comunicação social

O Secretário de Comunicação de Feira de Santana, Edson Borges, participou na última quarta-feira (18), de uma aula especial promovida para os estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Na ocasião os presentes puderam conhecer mais sobre a rotina de um profissional experiente na área de Comunicação. A professora da disciplina Assessoria de Comunicação, Kelly Alves, convidou o jornalista Edson Borges para palestrar sobre o seu trabalho nos diversos veículos de comunicação. O secretário compartilhou suas experiências na Secretaria de Comunicação do município e apontou os critérios que devem ser priorizados ou mesmo desprezados na política. Borges, embasado na sua carreira de aproximadamente 30 anos, focou a ética no exercício da profissão, independente do setor que o jornalista trabalhe. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre a profissão e ao mesmo tempo saber como é o trabalho de divulgação dos serviços prestados à comunidade pela administração da Prefeitura de Feira.

Cozinha francesa

O presidente do Sindicato do Comercio e homem da linha de frente do Senac em Feira de Santana José Carlos Moraes Lima, anunciando para o próximo mês a realização de um curso de culinária francesa e para isto, deverá vir para ministrá-lo um chef de cozinha internacional e claro que da França. A convite estaremos nos inscrevendo para participar deste importante evento da gastronomia. Mais detalhes, nas próximas colunas.

Companheiros

Paulo Aziz e Rangel Vilas Boas, sócios na Seller Training, estão de vento em popa na preparação do Projeto “Companheiros da Bahia”. O objetivo deles é transformar jovens de escolas públicas em empreendedores através de treinamentos, oficinas e incentivos. A primeira turma do curso de capacitação do Projeto começa dia 21 de março. Ao final de oito módulos, os alunos passarão por uma oficina de criação de planos de negócio, que serão apresentados em um evento especial a parceiros, autoridades e convidados que, inclusive, poderão se interessar pela efetivação de algumas idéias. O financiamento das duas melhores já está garantido pelos sócios da Seller Training que, neste projeto, tem como parceiro o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

No Catussaba

Durante os dias de carnaval estivemos juntamente com a nossa família, no Catussaba oportunidade em que operação-descanso, fomos fidalgamente recebidos pelos seus dirigentes Darkson Fonseca e Marcelo Bandeira. Foram cinco dias em que tivemos a companhia de amigos como o engenheiro Moacir Bacelar e Sra., jornalista Edmundo Lemos, economista Marcio Bahiense Sena e sua esposa Priscila (procedentes de Londres, onde residem) entre outras figuras queridas da capital.

Depois do carnaval, a Feijoada do Larangeira

Após a semana carnavalesca, a sociedade baiana agora somente tem uma preocupação, que é a 17ª.Feijoada do Larangeira que será realizada dia 28 março, na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso, onde reúnirá o melhor da vida social do eixo Salvador – Feira de Santana. Mais uma vez o tema será “Yeshua”, onde é realizado um trabalho de evangelização em prol da paz na Bahia, no Brasil e no mundo. É uma belíssima festa, com a abertura magistral da banda Jeová Nissi, onde figuras expressivas estarão presentes a louvar e adorar a Deus, seguida da apresentação de outros grupos musicais que animadamente congregará a todos os 2.500 convidados numa festa de união e amor ao próximo. Mais detalhes, nas próximas colunas.

FIES

As instituições de ensino superior que ainda não aderiram ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) têm até a sexta-feira (27) para realizar o credenciamento. A adesão pode ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal (http://fies.caixa.gov.br). O processo selecionará as instituições aptas a participar do programa no primeiro semestre de 2009 e é específico para contratação de bolsistas parciais do PROUNI e bolsistas complementares. Participam desse processo seletivo as instituições de ensino superior que aderiram ao PROUNI. A CAIXA esclarece que o estudante só poderá se inscrever se a sua instituição de ensino estiver cadastrada e validada no FIES e se ele estiver regularmente matriculado em curso de graduação. Para ter direito a contratar o financiamento, o bolsista deve finalizar o preenchimento da Ficha de Inscrição. O prazo é do dia 02 até 20 de março. Desde a criação, em 1999, o FIES beneficiou mais de 500 mil estudantes. Hoje, são mais de 460 mil contratos ativos, um investimento de R$ 5 bilhões. Feira de Santana já tem também milhares de jovens utilizando o FIES.

ZPE do sisal

Com o fim do prazo para a interposição de recurso – que levaria a decisão ao Plenário do Senado, – foi remetido à Câmara dos Deputados o projeto de autoria do Senador João Durval (PDT-BA) que prevê a criação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportações) em Conceição do Coité. A proposta foi apresentada em 2008 para facilitar as exportações do sisal e seus derivados, melhorando as condições dos produtores daquela região. Após a distribuição o projeto será analisado por Comissão da Câmara também em caráter terminativo. JD promete agora trabalhar para convencer o Presidente da República da necessidade da implantação. É que, depois de aprovada na Câmara, a criação da ZPE se transforma numa decisão do Presidente. O governo precisa então dotar a ZPE de toda a infra-estrutura logística para os serviços aduaneiros. A partir da decisão do Congresso é preciso apresentar uma série de estudos de viabilidade técnica e de análise logística. “Vamos trabalhar para que Conceição do Coité apresente um projeto viável ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. É esse conselho que dará ao Presidente da República, o parecer favorável à efetiva instalação da ZPE”, explicou o Senador.

O que são as ZPEs ?

As ZPEs são áreas de livre comércio nas quais as indústrias destinam a maior parte de sua produção para o mercado externo, tendo como benefícios, além de vantagens de caráter administrativo, a isenção de tributos e a liberdade cambial – ou seja, essas empresas não têm de converter em reais o produto de suas exportações. Existem no país 17 ZPEs, mas, por enquanto, nenhuma delas entrou em funcionamento. Quatro já estão com a infra-estrutura construída e esperam pelo alfandegamento da área, a ser implementado pela Receita Federal: Araguaína (TO), Imbituba (SC), Rio Grande (RS) e Teófilo Otoni (MG).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3383 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.