Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de fevereiro de 2009

Antônio José Larangeira.Antônio José Larangeira.


Carnaval sem fome

Fátima Mendonça, primeira-dama do Estado e presidente da VSBA – Voluntárias Sociais da Bahia – promove o exercício da cidadania apoiando a Campanha Carnaval Sem Fome 2009, organizada pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador. É a 3ª edição do projeto, que visa incentivar a cidadania nos foliões por meio de doação de alimentos não-perecíveis, durante o período pré-carnavalesco. Nas edições anteriores, as 150 toneladas de alimentos arrecadados foram distribuídos a 8 cidades do interior em situação de emergência em razão da seca. O restante foi encaminhado para Instituições Sociais de Salvador. Os organizadores estimam um aumento nas doações, que, segundo expectativas, devem chegar a 300 toneladas de alimentos.

Pelos Andes

Avionando logo mais ao meio dia com destino a Santiago, Chile, em viagem de turismo, o oftalmologista Leo Mário Burke Galrão, que estará acompanhado da sua mulher Conceição e filhas Taiala e Priscila. Neste giro dará prioridade às cidades da Cordilheira dos Andes, descendo até Buenos Aires. Não deixará de conhecer Viña del Mar e Valparaiso no Oceano Pacifico que se encontram no seu roteiro.

Ações

Lideranças do comercio feirense estão empreendendo meios com o objetivo de conseguir junto ao prefeito Tarcizio Pimenta, ações para implementar melhorias em toda zona central e comercial da cidade. Se encontram na mira dos empresários : embelezamento do centro, dar uma solução para os problemas dos ambulantes e fazer voltar a zona azul às vias onde está o centro econômico-financeiro da cidade. Entre os lideres, está o empresário Roberto Carlos Lima, que está procurando apoio da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Cursos

O empresário Sergio Ricardo Lima acaba de buscar inspiração, na capital alemã, para os cursos da Qualify Language Consultants, empresa do ramo de idiomas que dirige. Em uma viagem de 15 dias para Berlim, Ricardo participou do Seminário Elektronische Kunst (arte eletrônica), organizado pelo Goethe-Institut, onde também é responsável pela programação cultural de cinema e projetos culturais envolvendo mídias. No Seminário, Sergio Ricardo Lima descobriu novas técnicas eletrônicas e estratégias que podem melhorar, ainda mais, o ensino de idiomas da Qualify, que tem como objetivo maior oferecer soluções completas na área também com consultoria em idiomas.

Cachacelier ou cachacier

Assim como existem nos grandes vinhedos ou nas vinícolas, a formação do somelier fortalecendo cada vez mais o conhecimento sobre os vinhos e favorecendo os enólogos e apreciadores outros, um movimento está a existir em Feira de Santana, desde de outubro do ano que passou, para que haja um aporte no crescimento a cadeia produtiva da cachaça de qualidade na Bahia, com a realização de encontros e curso para formação de cachacelier ou cachacier. Vale lembrar de que entre 20 à 24 de outubro ultimo, o Sebrae foi o organismo promotor de um evento neste sentido que teve como grande incentivador o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares Getulio Andrade e apoio do Senac e Uefs. Este acontecimento visou atender a demanda por profissionais especializados em virtude do crescimento da produção e consumo da cachaça de qualidade no estado. Assim como no vinho o somelier é a figura que conhece a arte de distingui-lo , o cachacelier ou cachacier está surgindo como estudioso das características da bebida como licorosidade, aroma e paladar. Será o profissional que orientará os clientes de um bar ou restaurante , sobre a carta de cachaças e qual se encaixa no perfil do cliente.

Em Conquista

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 5ª região (Bahia e Sergipe), Bárbara Panelli Martins, participa do “CRN-5 Itinerante” em Vitória da Conquista nos próximos dias 5 e 6 de março. Além de visitar empresas registradas no CRN-5, ela e outros conselheiros se reúnem com nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição no campus local da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo é fomentar o debate sobre a formação do nutricionista, a importância do registro profissional, entre outros assuntos de interesse da categoria. Ela também vai conversar com gestores da cidade sobre a importância da fiscalização constante de unidades como restaurantes, cozinhas industriais, hotéis, de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional para a população de Conquista e região. Na Bahia, 2.230 nutricionistas e 186 técnicos em nutrição e dietética têm registro no CRN-5. Em Sergipe são 158 nutricionistas e 134 técnicos.

Feijoada Victoria Marina

Mais uma vez empreendendo a realização de mais um evento que faz parte do carnaval baiano, o diretor do Sol Victoria Marina, em Salvador, o executivo Silvio Pessoa, promoverá na próxima sexta feira, a XVII Feijoada de Carnaval, na área da piscina daquela casa hoteleira no corredor da Vitória, que será animada pela banda Tiquita Bacana. No ensejo será servida bebidas à vontade, farta feijoada e acarajés crocrantes.

JD e ACM Neto

O senador feirense João Durval usou da palavra no Congresso Federal para registrar a sua alegria pela eleição do deputado ACM Neto para o cargo de Segundo Vice-Presidente e Corregedor da Câmara dos Deputados. Dividiu com os seus pares a sua satisfação pela escolha de um parlamentar baiano para o cargo, mas acima de tudo manifestar a absoluta certeza que tem do sucesso do jovem parlamentar no exercício das suas funções.
A quase unanimidade de votos dos senhores deputados bem demonstra o acerto da indicação do seu partido e da escolha dos senhores deputados, acrescentou. Enfatizou que no ano passado teve a satisfação de enfrentá-lo como adversário aguerrido, mas correto contra seu filho João Henrique, no primeiro turno da disputa pela Prefeitura de Salvador e quando chegou ao segundo turno,ele teve a grandeza e a perspicácia política de aliar ao seu partido, às idéias e objetivos, permitindo uma vitória histórica que foi comemorada juntos. Na sua fala, parabenizou o senador Antônio Carlos Junior, que tem todo o direito de estar orgulhoso do seu filho.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]